27/04/2011 - Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae

Câmara de Esteio homenageia 45 anos da Apae

Portadores de necessidades especiais superaram os próprios limites durante a encenação do esquete "A Caixa Mágica" apresentado ontem (26) à noite na Câmara de Vereadores de Esteio, em solenidade comemorativa aos 45 anos da Associação de Pais e amigos dos Excepcionais na cidade. A apresentação foi do Grupo de Expressão Artística Superação, encenada pelos alunos Alessander Borges, Alexandre Ferreira, João Paulo Pires e Rafael Fay, sob a orientação dos professores Roberto Sampaio e Tatiana Tanara. Conforme o vice-presidente da Câmara e autor da homenagem a entidade, Felipe Costella (PMDB), a apresentação foi uma demonstração da importância que a Apae tem para o município, no momento em que resgata e inclui as pessoas portadoras de necessidades especiais na sociedade e, principalmente, no mercado de trabalho. "São diversos apaeanos inseridos no mercado de trabalho em Esteio. Isso demonstra a capacidade da entidade em tornar estas pessoas grandes vencedoras", diz.
    Na oportunidade, o presidente da Apae, Afonso Tochetto, recebeu dos vereadores uma palca alusiva aos 45 anos. Tochetto, que está deixando a presidência nesta semana, destacou que a Câmara de Vereadores sempre apoiou as iniciativas da Apae. Afonso também ressaltou que a entidade está realizando um projeto piloto que servirá para todo o estado, que consiste na participação dos alunos em todas as oficinas oferecidas pela Apae. "São oficinas desenvolvidas como culinária; lavanderia educativa; artesanato; fábrica de chocolates; fábrica de sabonetes; oficinas terapêuticas; projeto Cãoterapia, onde todos os alunos participam. Antes, cada aluno participava somente de uma oficina", informou.  A cerimônia também contou com a apresentação do esquete "Coisas da vida", encenado pelo Grupo de Pais Mãos Criativas e pela coreografia do Grupo Cultural esperança de Viver. Durante o evento, o vereador Felipe Costella aproveitou para entregar uma cesta para o aluno da Apae, Sandro José Machado Fagundes, que completou 39 anos. Os professores também foram homenageados pelos vereadores.  A pretora do Forum de Esteio, Uiara Castilho Reis, tabém participou da cerimônia.
A solenidade contou com a direção do presidente da Câmara Luiz Duarte (PTB) e a participação dos vereadores Harri Zanoni(PSB), Jane Battistello (PDT), José Sirlon Ribeiro (PMDB), Leonardo Dahmer (PT)Michele Pereira (PT), Tânia Marli Rodrigues (PTB) e Therezinha Heller (PPS)
Por Sâmela Lauz e Audrey Lockmann - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156