27/09/2011 - Alunos da Escola La Salle visitam a Câmara de Esteio

Alunos da Escola La Salle visitam a Câmara de Esteio

Cerca de 40 alunos das terceiras séries da Escola Tricentenário La Salle visitaram a Câmara de Vereadores na tarde desta terça-feira (27). Acompanhados das professoras Sibele Paulos e Marinês Lara, as crianças conheceram alguns vereadores e tiveram a oportunidade de tirar dúvidas sobre o Legislativo e suas atribuições.

“É na Câmara que as leis são votadas e são encaminhados pedidos da população ao prefeito”, explicou a assessoria do presidente da Câmara, Luiz Duarte (PTB). Os vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Michele Pereira (PT) e Harri Zanoni (PSB) também responderam a algumas perguntas, como a de Tiago Bohrer, que questionou sobre a situação do Seminário Claretiano: “O prédio está sendo destruído aos poucos, existe algum projeto para restaurá-lo?”. Segundo Michele Pereira, o Executivo está captando recursos em parceria com empresas do município por meio da Lei de Incentivo a Cultura, pois não tem como arcar com os gastos da restauração.

Harri comentou sobre um anteprojeto de sua autoria que prevê a inclusão de aulas de trânsito no currículo da rede municipal de ensino. Já Sirlon informou que existe uma lei municipal, criada por ele, que garante o passe livre para idosos.

Sara da Silva, de 8 anos, perguntou quais os projetos estão previstos para o orçamento de 2012. “Já aprovamos a pavimentação e repavimentação de algumas ruas. Além disso, a Unidade de Pronto Atendimento e o início das obras da Avenida Beira Arroio”, informou  a vereadora Michele.  Sirlon completou explicando o que é e para que serve a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias). Além destes assuntos, os alunos cobraram ações voltadas ao meio ambiente, especialmente a coleta seletiva.  Ao final da conversa com os vereadores, as crianças visitaram os gabinetes e setores da Câmara, para conhecer as funções de cada um.

Por Sâmela Lauz – estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156