28/04/2011 - Esteio quer mais escolas profissionalizantes

Esteio quer mais escolas profissionalizantes
Embora a determinação legal  só exija atendimento  aos ensinos infantil e fundamental, Esteio, através do vereador Leonardo Dahmer (PT), iniciou uma mobilização na busca de cursos profissionalizantes para os moradores.  Um encontro, com a presença do coordenador da 27ª Coordenadoria Regional de Ensino (CRE), Edson Portilho, um dos coordenadores do Curso Técnico da Escola Parobé, Márcio Seno, do prefeito, Gilmar Rinaldi, além dos vereadores Harri Zanoni (PSB), Jane Battistello (PDT) , Therezinha Heller(PPS) e diretores de escolas estaduais, ocorrido na última segunda-feira, 25, na Câmara de Vereadores, discutiu algumas ações para que mais escolas técnicas se instalem no município.  Uma das medidas adotadas durante o encontro,  está a criação de um grupo de trabalho que irá atuar na busca do ensino técnico profissionalizante. Na oportunidade, o vereador Leonardo Dahmer apresentou um diagnóstico da realidade socioeconômica de Esteio, que revela a quantidade de indústrias instaladas e o número de alunos que cursam o ensino médio atualmente. Um dos pontos que mais chamou a atenção do vereador é existência de apenas um curso técnico na cidade. Já o prefeito, Gilmar Rinaldi,  falou sobre o desenvolvimento futuro do município com vantagem da construção da BR-448 (Rodovia do Parque). “Serão 600 hectares com estrutura urbana, possibilitando desenvolvimento econômico e social, e geração de emprego e renda, através da criação de um parque industrial nesta área”, explica Rinaldi. Edson Portilho colocou a 27ª CRE como parceira e salientou a importância de conversar com diretores e alunos para saber o que eles querem para o ensino. Além disso, segundo Portilho, é preciso  saber, também,  a demanda de mão-de-obra existente em Esteio para apontar o perfil dos cursos técnicos.   Para Dahmer, a atividade foi positiva no sentido de discutir o futuro da cidade e as possibilidades de implantar uma escola técnica no município. “Esse é o primeiro e um importante passo  no sentido de avançar e incentivar a qualificação dos profissionais técnicos.  Agora o grupo começará a pensar qual a demanda educacional existente e como podemos trazer o ensino técnico para cidade”, comemora Dahmer. A proposta deste grupo é trabalhar em cima de três possibilidades, considerando a ampliação de cursos em escolas onde já existem ensino técnico, a vinda de extensões estaduais e federais, e a transformação de escolas estaduais em escolas técnicas. A atrividade também contou com a participação da presidente do Conselho Municipal de Educação, Silvia Heissler.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Esteio quer mais escolas profissionalizantes