29/07/2011 - Saúde: Câmara de Vereadores recebe relatório dos recursos do SUS

Saúde: Câmara de Vereadores recebe relatório dos recursos do SUS
A Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Esteio, integrada pelos vereadores Felipe Costella (PMDB), Tânia Marli Rodrigues (PTB), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB) se reuniu na tarde desta quinta-feira (28) com o secretário da Saúde, José Silveira, Marcelino Anflor, da Secretaria da Saúde e com a diretora Administrativa da Fundação de Saúde Pública São Camilo, Liege Jesus. Em pauta, o relatório de gestão da saúde referente aos recursos do Sistema Único de Saúde, relativo ao primeiro trimestre de 2011. O presidente da Comissão de Saúde, Felipe Costella, iniciou destacando que tem recebido comentários satisfatórios a respeito do atendimento prestado nos postos CAIC e Votorantim. “A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é o caminho. Não é fácil formar e estabilizar as equipes de atendimento, mas estamos num ritmo considerado bom”, destacou o secretário José Silveira. Ele ainda informou que nos bairros citados pelo vereador, cerca de 85% dos problemas de saúde da população são resolvidos sem que o paciente precise se deslocar até o posto. “As Unidades Básicas de Saúde precisam ser adaptadas para receber a ESF, mas já estamos trabalhando na questão estrutural, pois a intenção é que 50% da população esteiense seja coberta por esse tipo de serviço”, finalizou Silveira. Ainda foi levantada a questão do posto Votorantim em relação ao atendimento dos usuários que moram na divisa entre Esteio e Sapucaia que muitas vezes são encaminhados a outros lugares. A respeito, o secretário esclarece: “ o acordo que há com a Secretaria de Saúde de Sapucaia do Sul é que as crianças que procurarem atendimento no Votorantim serão recebidas, mas adultos, somente em caso de emergência”. SAMU Ainda na mesma tarde, a Comissão de Saúde se reuniu com o representante do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Laércio Kerber e com o comandante do Corpo de Bombeiros, tenente Nelson Delamaria, para esclarecer as atribuições do serviço no município. Também participou do encontro o vereador Ari da Center (PSB). Segundo Laércio Kerber, desde que o serviço começou, em março deste ano, foram realizados cerca de 780 atendimentos.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156