05/06/2012 - Resultado do programa de leitura é apresentado na Câmara de Vereadores

Resultado do programa de leitura é apresentado na Câmara de Vereadores

O Plenário da Câmara de Vereadores de Esteio recebeu na última sexta-feira (1º de junho),  a professora da Universidade Feevale,  Juracy Assmann Saraiva, que  apresentou os resultados de 2010 e 2011 do programa de leitura instituído pela secretaria de Educação intitulado No Caminho dos livros, Esteio vê o mundo. O programa compreende a formação continuada dos professores de Língua Portuguesa de 5ª à 8ª série da rede municipal.  Coordenado pela professora,  o plano prevê a valorização do sujeito e a promoção de sua interação social por meio do incentivo à leitura e à escrita. “Ele tem por finalidade a qualificação do professor, a motivação dos alunos para a leitura e para a produção textual e a inserção da escola na comunidade. O tema integrador é do programa é identidade do sujeito e sua integração ao espaço social", explica. Conforme a coordenadora, nos anos de 2010 e de 2011 foram envolvidas 14 escolas municipais, 42 professores e supervisores e 1.746 alunos e, para este ano, está prevista a ampliação do programa e a divulgação dos trabalhos realizados em um livro, que já está sendo organizado.

Estiveram presentes no evento a coordenadora do Programa Integrado de Inclusão Social,   Cléa Escosteguy; o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB), a presidente da Comissão de Educação, Cultura, Menor e Desporto,  Jane Battistello(PDT); as vereadoras Therezinha Heller(PPS), Tânia Marli Rodrigues(PTB),  Michele Pereira(PT), o vereador Leonardo Dahmer(PT), o patrono da Feira do livro 2012, professor Paulo Centeno, a presidente do Conselho Municipal de Cultura, Simone cunha, além de outras autoridades.

Por Terezinha Bobsin - Reg prof MTb/RS 5176