06/03/2012 - Comunidade do Jardim Planalto pede fechamento de área em Esteio

Comunidade do Jardim Planalto pede fechamento de área em Esteio

Moradores da Jardim Planalto reuniram-se na tarde de hoje, 6, com a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, composta pelos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jaime da Rosa (PSB) e Jane Battistello (PDT) e integrantes do Executivo. Na pauta esteve o pedido para que seja fechada uma  área no final da Travessa Natal. A reivindicação, segundo a comissão de moradores,  se baseia no fato de que o Executivo abriria uma rua no local, ligando a rua Padre Sebastião Pacheco e a estrada do Boqueirão. Conforme a moradora Cenira Terezinha Tavares de Abreu, 59 anos, o local está servindo de passagem para assaltantes e  depósito de lixo e entulho. "Moro há 35 anos  no local e não é mais possível suportar tanta desordem", destaca. A comissão de moradores afirma que não se justifica a abertura de uma via. "Queremos que o Executivo construa um "paredão" para evitar o depósito de lixo", afirmam.
    Para a secretária de Planejamento Urbano, Bernardete Konzen, é preciso aproveitar a revisão do Plano Diretor(PD) e verificar se existe a necessidade de mobilidade naquela área. "Estamos no processo de revisão do Plano Diretor e este é o momento correto para analisarmos o caso", destaca. Konzen garante que serão propostas alternativas em conjunto com a comissão técnica do  PD e da Comissão da Câmara de Vereadores. "Vamos analisar todas as possibilidades", reforça.  De acordo com o presidente da Comissão de Urbanização, vereador Leonardo Dahmer, existe a possibilidade do Executivo desafetar a área e transformá-la em lotes. "Vamos analisar em conjunto as possibilidades", ressalta. Uma visita ao local está agendada para a próxima segunda-feira, 12, às 15 horas. Participaram também da reunião os vereadores Sirlon Ribeiro (PMDB), Michele Pereira (PT), Harri Zanoni (PSB) e Luiz Duarte (PTB), além do Consultor Jurídico, Antenor Sato e o secretário de Comunicação, Siegfried Bernich.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156