06/06/2012 - Sindicalista vai receber nome de rua em Esteio

Ex-sindicalista vai receber nome de rua em Esteio

A rua 5 do Loteamento Industrial, no Novo Esteio, vai receber o nome do ex-presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita, João Jorge de Freitas Lima, recentemente falecido aos 63 anos, vítima de falência multipla dos órgãos, em função de uma pneumonia. A iniciativa é do vice-presidente da Câmara de Esteio, Leonardo Dahmer (PT). Freitinhas, como era conhecido no meio sindical, participou, efetivamente, na organização das oposições sindicais. Sua militância sindical iniciou-se  nos anos 70, em plena ditadura militar, época na qual pessoas que lutavam por democracia e justiça eram considerados uma ameaça ao regime. Membro histórico do Partido dos Trabalhadores em Esteio e dirigente por diversas oportunidade, Freitas coordenou muitas campanhas na cidade. "Ele desempenhou papel fundamental na chegada do PT à prefeitura de Esteio. A história de Freitas também é feita de por mentes e coraçãoes que não inscreveram seu nome na política institucional, mas que o deixaram esculpido em todas as luta pela democratização do país, pela dignidade do trabalho, pela solidariedade de classe, pelos idenais de uma sociedade com justiça social", descreveu o vereador. A votação do projeto, aprovado por unanimidade, foi acompanhada por familiares de Freitas.

Mais fotos

Ex-sindicalista vai receber nome de rua em Esteio