12/06/2012 - Esteio poderá ter táxi adaptado

Esteio poderá ter táxi adaptado

Se depender do presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella(PMDB), Esteio poderá ter táxi adaptado para cadeirantes. O anteprojeto foi apresentado na última semana e está tramitando pelas comissões Permanentes da Câmara. “Esta iniciativa é de extrema importância para garantir a cidadania e a inclusão social das pessoas portadoras de deficiência. Com a crescente busca das pessoas portadoras de deficiência de participação em atividades sociais e culturais, pensamos em encontrar uma forma de qualificar sua locomoção e acesso”, diz.

O serviço de táxi  adaptado será operado com veículo com perua ou tipo similar, desde que garanta conforto e segurança ao cadeirante ao pessoas portadoras de necessidades especiais. Conforme o projeto, todos os veículos deste serviço deverão ser preparados com rampas de acesso e presilhas de fixação de cadeiras de rodas, além de outros aparelhos utilizados para locomoção pessoal.

Os veículos também deverão contar com rádio para comunicação com a central telefônica que transmitirá os pedidos dos usuários. A operação do serviço será da iniciativa privada.

O projeto prevê, ainda, que a contratação do serviço se dará através de licitação, com a possibilidade de participação de cooperativas de táxi. Além disso, o motorista deste veículo deverá auxiliar a pessoa com deficiência ou o cadeirante no embarque e desembarque do veículo, garantindo o máximo de conforto e segurança do usuário.

Também prevê a matéria que, na falta de passageiro desta lei, o veículo poderá ser utilizado por passageiros  considerados comuns, desde que aceitem o serviço oferecido e no veículo exista assento. Já a tarifa será a mesma dos serviços de táxi comuns.

Por Terezinha Bobsin Reg prof  5176