14/03/2012 - Câmara de Esteio recebe integrantes do Anjos do Asfalto

Câmara de Esteio recebe integrantes do Anjos do Asfalto

Presidente da Câmara pede a criação de grupo de voluntários que atenda, também, em Esteio

Salvar vidas na ERS 118. Esta é a missão da Associação de Resgate Metropolitano Anjos do Asfalto conforme informou na noite de ontem(13), o voluntário Ricardo Bitencourt, na Tribuna Popular da Câmara de Vereadores de Esteio. Segundo o socorrista, a equipe da Anjos do Asfalto, integrada por 45 voluntários, atua há sete anos no salvamento de vidas. "O quadro de voluntários é composto por pessoas de diferentes áreas de atuação como enfermeiros, contadores, advogados, bombeiros, militares, técnicos de segurança do trabalho e instrutores de trânsito. Todos recebem qualificação nas práticas e conceitos legais na prestação de socorro,", explica.

Questionado pelos vereadores, Bitencourt reforça que, atualmente a associação conta com duas ambulâncias, uma Kombi, uma Doblô e uma motocicleta Honda Broz. A organização tem seu foco voltado ao ensino, educação, conscientização, propagação e atuação no atendimento pré-hospitalar em situações de emergência, urgência e catástrofes. Para atuar no grupo, os participantes recebem qualificação nas práticas e conceitos legais na prestação de socorro. "Os Anjos existem para atuar e auxiliar órgãos federais, estaduais, municipais e privados", destaca.

O socorrista salientou, ainda que o atendimento ocorre, especialmente, em Cachoeirinha e gravataí. "Em Esteio não temos atendimento", informou. Sobre o assunto, o presidente da Câmara, Felipe Costella (PMDB), ressaltou que gostaria que fosse criado um grupo que atendesse a cidade", pediu. Bitencourt ressaltou que é preciso envolvimento de voluntários."Para fazer parte do grupo Anjos do Asfalto é necessário fazer o curso de capacitação APH (atendimento préhospitalar), que geralmente ocorre em dois finais de semana.

Para ser voluntário é necessário comparecer em nossa base e preencher um termo de adesão. Após o curso a pessoa passa por um estágio com a equipe e então se torna um integrante dos Anjos do Asfalto", informou. Para conhecer melhor o trabalho realizado e obter mais informações basta procurar a base operacional da ONG, localizada na Rua Santo Antonio, n° 260, Bairro Vera Cruz em Gravataí. O horário de funcionamento é das 20h de sexta-feira às 7h de segunda. O telefone de contato (51) 3421-1999 e o e-mail atendimento@resgateanjosdoasfalto.com.

Na oportunidade, o vereador Sirlon Ribeiro (PMDB) entregou uma cópia do projeto sugerindo ao Executivo a criação do Dia do Socorrista em Esteio. A  atividade foi acompanhada por integrantes do Grupo de Escoteiros Ouro Negro, de Canoas.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156