15/03/2012 - Audiência Pública discute supostas irregularidades no Programa Minha Casa Minha Vida

Na última quarta-feira (14), uma Audiência Pública proposta pelo vereador Jaime da Rosa (PSB), colocou em discussão os critérios adotados no Programa Minha Casa Minha Vida e a política de Habitação do Município. O vereador, que compõem a Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, junto aos vereadores Leonardo Dahmer (PT), e Jane Battistello (PDT) se diz preocupado com as queixas de irregularidades que chegam com frequência aos gabinetes apontando casos de entrega de moradias à pessoas que já possuíam casa própria, permanência de moradores em áreas de risco e a não contemplação de inscrições feitas ainda em 2009.

Conforme a nova Secretária Municipal de Habitação, Andressa Favero, os contemplados do Programa foram selecionados pela secretaria de Habitação por meio dos critérios sugeridos pelo Governo Federal, porém, nos próximos empreendimentos deverão ser incluídos outros critérios a fim de evitar que hajam tais situações.

A secretária lembra que para este ano está prevista a construção de mais 762 unidades habitacionais na rua Boqueirão, Jardim Planalto, e no bairro Três Marias, que deverão atender parte das quatro mil inscrições pendentes. “É nosso interesse resolver estes problemas a respeito dos critérios, porque queremos beneficiar quem realmente precisa”, declarou, argumentando que a incumbência do município dentro do Programa é de apenas cadastrar e que a Caixa Econômica Federal tem o papel de fiscalizar. Favero enfatiza que não serão realizadas novas inscrições enquanto não forem atendidas as inscrições já realizadas.

O aposentado Sidnei Freitas Palma, 71 anos acompanhou a audiência e conta que aguarda a entrega do apartamento à filha que se inscreveu no ano de 2009. “Minha filha e meu neto estão esperando desde 2009. Eu queria me inscrever também, mas se entregassem para ela, estou pensando em morarmos todos juntos”, contou. A secretária aproveitou para solicitar que a comunidade já cadastrada atualize os dados na secretaria de habitação.

Além da Comissão, a audiência contou com a participação dos vereadores , Felipe Costella (PMDB), Therezinha Heller (PPS), Harri Zanoni (PSB),Luiz Duarte (PTB),  Tânia Marli Rodrigues (PTB) e do Secretário Municipal de Articulação Institucional e Comunicação, Sigfried Bernich.

Por Meurin Fassini - estágio jornal

Edição Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156