15/06/2012 - Entidades debatem recursos hídricos do Rio do Sinos

Entidades debatem recursos hídricos do Rio do Sinos

A gestão dos recursos hídricos da Bacia do Rio do Sinos foi tema de debate na manhã de hoje (15), na Câmara de Vereadores de Esteio. A atividade, uma iniciativa da deputada estadual Ana Affonso (PT), objetivou discutir junto às comunidades, entidades públicas e privadas, além de representantes do estado, as possibilidades de utilização do transporte fluvial como medida de aproximação com o Rio do Sinos. A ideia é promover o debate sobre a relação entre população, território, uso dos recursos naturais e o processo de desenvolvimento econômico, tratando, especialmente,  do desenvolvimento sustentável. No final, em agosto, será montado um relatório  com alternativas a curto, médio e longo prazo para a preservação da bacia, que é formada por 32 municípios e que abastece cerca de 2 milhões de pessoas.

A audiência pública descentralizada da Comissão para Tratar da Bacia do Rio dos Sinos, vem sendo realizada em diversos municípios, a exemplo de Canoas,  “Nossa intenção é contribuir  para o relatório final que faremos em agosto, quando teremos realizado dez audiências públicas temáticas e algumas visitas técnicas”, explica.

Na oportunidade, o superintendente da Metroplan, Oscar Escher, explicou a rota  e as dificuldades do trecho – devido a pontes – entre Canoas e São Leopoldo.

O vice-presidente da Câmara de Esteio, Leonardo Dahmer (PT), além das vereadoras Michele Pereira (PT), Therezinha Heller(PPS) e Jane Battistello (PDT), também participaram da atividade.

Entidades debatem recursos hídricos do Rio do Sinos
Por Terezinha bobsin reg Prof MTb 7156