20/06/2012 - Esteio: Condomínio Renascer 1 é pauta de mais uma reunião na Câmara de Vereadores

Esteio:  Condomínio Renascer 1 é pauta de mais uma reunião na Câmara de Vereadores

Foi retomado na tarde de ontem, 19, o debate sobre as irregularidades do Condomínio Renascer 1. A reunião foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores e contou com a participação da gerência da Companhia Rio Grandense de Saneamento (Corsan), de Esteio, de representantes da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Secretaria de Habitação e moradores.

No último encontro, ocorrido no último dia 12, os moradores relataram que o índice de inadimplência é de 70% nos pagamentos do condomínio e solicitaram um posicionamento da Corsan quanto à possibilidade de desvincular a cobrança de água do valor do condomínio, individualizando os hidrômetros. Na ocasião, a inserção das famílias na Tarifa Social, conforme a Lei 4.944/2009, de iniciativa dos vereadores Michele Pereira(PT) e Jaime da Rosa (PSB) também foi questionada. "Estamos aguardando o cumprimento da lei, conforme combinado há cerca de dois meses", disse Jaime da Rosa.

Conforme o Gerente da Corsan de Esteio, Abrão de Farias, a individualização das contas de água é inviável considerando as condições técnicas definidas na construção do projeto. “O condomínio não tem estrutura técnica para abastecer todos os apartamentos individualmente, pois cada bloco possui um reservatório de água que não seria suficiente nos horários de pico”, explica.  Abrão disse que o Programa Tarifa Social está sendo discutido com o município de Esteio, mas que ainda não há um convênio firmado.

A Secretária de Assistência Social e Cidadania, Sueli Luiza Peres disse que o Programa Tarifa Social está sendo iniciado no município, através de levantamentos de renda das famílias, e que será realizado um trabalho técnico social para conscientizar os moradores quanto à responsabilidade que cada um tem e o convívio social dentro do condomínio.
A Caixa Econômica garantiu que emitiria nos próximos dias, os contratos de propriedade dos imóveis aos moradores. O Conjunto Habitacional Renascer 1 foi inaugurado em 2011 e possui 192 apartamentos.

Participaram do encontro, além dos moradores do condomínio, os membros da Comissão de Urbanização, Transporte e Habitação, através dos vereadores Leonardo Dahmer (PT), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB), e da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, integrada pelos vereadores Luiz Duarte (PTB), José Sirlon Ribeiro (PMDB) e Harri Zanoni (PSB), além dos vereadores, Michele Pereira (PT).
Por Méurin Fassini - estágio Jornal
Edição: Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156