20/11/2012 - Esteio: Vereadores visitam Hospital de Montenegro em busca de informações sobre projeto 100% SUS

A Câmara de Vereadores de Esteio, através dos vereadores Jaime da Rosa (PSB), Michele Pereira (PT) e Sirlon Ribeiro (sem partido) visita hoje, 20, pela manhã, o Hospital de Montenegro. A ideia é buscar subsídios sobre projeto que tramita no Legislativo passando os atendimentos da Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo somente para o Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo os vereadores, o hospital daquela cidade passou a atender o projeto 100% SUS há cerca de dois meses. Entretanto, segundo os vereadores, Montenegro possui dois hospitais: um para convênios e particulares.

A proposta é uma iniciativa do Executivo. De acordo com a matéria, após a regulamentação da Emenda 29, que obriga estados e municípios a aplicar, respectivamente, 12% e 15% de suas arrecadações tributárias na manutenção da saúde pública, o Hospital São Camilo passaria a ter um repasse de verba estadual. O valor do recurso, conforme a diretora adjunta do Departamento de Assistência Hospitalar, Ana Boll, em reunião com vereadores, depende da análise dos custos para a manutenção do hospital e do levantamento que o Estado deve realizar. Atualmente, a fundação atende 83% pelo SUS e  17% de convênios e particulares.