27/06/2012 - Furto de hidrômetros em Esteio é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Furto de hidrômetros em Esteio é tema de reunião na Câmara de Vereadores

Na tarde de ontem (26), um encontro reuniu vereadores da Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, Corsan, representantes da Brigada Militar e Polícia Civil, para tratar do roubo de hidrômetros, que vem crescendo no município. A reunião foi proposta pela Comissão de segurança da Câmara e pelo gerente da Corsan, Abrão de Farias.

De acordo com o gerente da companhia, no semestre de 2012, 223 hidrômetros foram furtados contra 20 no mesmo período do ano passado, em Esteio.  “A intenção da Corsan com esta reunião é conversar com as autoridades, para, em conjunto, inibir estes atos que causam prejuízo aos usuários e também um enorme desperdício de água, até que se reponha o equipamento”, argumenta. A maioria dos furtos, segundo Abrão, ocorre de madrugada e de acordo com algumas vítimas, o equipamento é comercializado em ferros velhos ou em pontos de tráfico de drogas.

Na ocasião, o chefe de Investigações da Delegacia de Polícia Civil, inspetor Ernani Arnold explicou que o que atrai os criminosos é a carcaça do equipamento, feita de bronze, mas que a venda do material não chega a custar R$ 10,00. O inspetor disse que é preciso mais informações para que se possa iniciar uma investigação dos casos.  “A maioria das ocorrências é registrada como furto simples, sem nenhuma informação a mais sobre o caso, o que dificulta a investigação, por isso a importância de um trabalho em conjunto com a Corsan”, disse, destacando a importância de combater a fonte receptora do material. “É preciso combater quem compra esses materiais”.

O sub-comandante da Brigada Militar, Flávio Dias de Castro, disse que a BM vai atuar em parceria com a Polícia Civil para resolver o problema. A Corsan disse que irá apresentar à DP uma relação contendo todos os endereços das vítimas dos furtos nos próximos dias.

Também participaram da reunião os vereadores que compõe a Comissão de Segurança Pública, Defesa do Consumidor e Direitos Humanos, Leonardo Dahmer (PT),.Sirlon Ribeiro (PMDB), Jane Battistello (PDT) e Jaime da Rosa (PSB), o Sub-Comandante da Brigada Militar, Flávio Dias de Castro, além dos vereadores Harry Zanoni (PSB)  e Luiz Duarte (PTB).

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb 7156