29/03/2012 - Vereadoras participam do 1º encontro de mulheres na Assembleia Legislativa

Vereadoras participam do 1º encontro de mulheres na Assembleia Legislativa

As vereadoras Therezinha Heller (PPS), Jane Battistello (PDT) e Tânia Marli Rodrigues (PTB) participaram do 1º Encontro de Mulheres, que ocorreu na tarde desta quarta-feira (28) na Assembleia Legislativa. No evento compareceram diversas vereadoras, vice-prefeitas e também deputadas do estado, além da participação da deputada estadual do Sergipe Conceição Vieira (PT). A deputada estadual e vice-presidente da assembleia, Zilá Breitenbach (PSDB),  explicou que o encontro proporcionou o debate sobre a importância da mulher na política. Para a deputada estadual Maria Helena Sartori (PMDB),  o país necessita ter mais mulheres no poder. “O Brasil não tem um grande número de mulheres ocupando cargos públicos. Precisamos incentivá-las para que se interessem pelo poder público” explicou.

Presente no encontro, a  vereadora de Vila Nova do Sul e tesoureira da União dos Vereadores do Rio Grande do Sul (UVERGS), Cláudia Librelotto, comentou que apesar apesar de ter passado por problemas de saúde , não se afastou da política e não se arrepende disso. "Sei quanto é complicado  para as mulheres conseguirem ter tempo para uma vida política", desabafou. Librelotto destacou que no estado existem mais de quatro mil vereadores e que apenas 12% são mulheres. Já a vereadora sergipana mostrou em slides o desenvolvimento das mulheres na política em seu estado e aproveitou para lembrar que em  1995, a conferência nacional sobre a mulher, culminou em ações na Lei 9.100/96, que estabelece o mínimo de 20% para as mulheres nas vagas de candidatos. O coordenador do Espaço do Vereador, Noé Angelo de Mello, aproveitou para divulgar o serviço prestado pela Assembleia Legislativa. Segundo as vereadoras de Esteio, o movimento das mulheres é necessário para que não haja retrocesso.

Por Daniela Molon - estágio jornal

Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156