30/03/2012 - Primeiro grupo de guardas municipais recebem certificado em Esteio

Primeiro grupo de guardas municipais recebem certificado em Esteio

34 alunos do primeiro grupo de Guardas Municipais da Região Metropolitana de Porto Alegre receberam nesta quinta(29), no Salão Nobre da Prefeitura de Esteio,  os certificados pela conclusão do curso de formação. Durante o evento, com a presença de diversas autoridades, entre eles o presidente da Câmara de Vereadores, Felipe Costella (PMDB) e as vereadoras Jane Battistello (PDT) e Therezinha Heller (PPS), os alunos receberam uma aula magna ministrada pelo ex-secretário de Nacional de Segurança, Ricardo Balestreri. Os alunos das guardas municipais são integradas por  Esteio, Canoas e Alvorada.

Conforme o secretário de Ações e Segurança Pública de Esteio, Arno Leonhardt, o curso de formação de Guardas Municipais é consequência do convênio assinado entre a Prefeitura de Esteio e o Ministério da Justiça em 2009 para instrução de agentes municipais e constituição da Academia Integrada de Guardas Municipais do Rio Grande do Sul (AGM), iniciativa promovida pela Associação de Secretários e Gestores de Segurança Pública do Estado do Rio Grande do Sul (ASGMUSP).
Na oportunidade, o presidente da Câmara ressaltou a importância da integração da Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e a Guarda Municipal de Esteio. "Não poderia deixar de parabenizar a organização e a integração destes setores na nossa cidade", disse, destacando que Esteio, com a certificação dos alunos, é o primeiro município do Estado a criar a Academia Estadual das Guardas Municipais. Na última segunda-feira (26), teve início a segunda turma da capacitação, com participantes das cidades de Esteio, São Leopoldo, Estância Velha, Sapucaia do Sul, Alvorada, Canoas. Ao todo, conforme informou Leonhardt,  serão qualificados 1.560 agentes em todo o estado.

Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos