Esteio: Comitiva busca apoio para demandas junto à Secretaria de Educação do Estado

01/10/2013 - Uma comitiva integrada pela vereadora Michele Pereira (PT), além diretora da Escola Estadual Especial Padre Réus, Luciméia Gall König,; da professora da Escola Municipal Santo Inácio, Cristina Ribeiro e alguns ex-alunos do EJA se reuniu com a secretária adjunta da Secretária Estadual de Educação, Maria Eulália Pereira, na tarde de ontem (30). Na pauta diversas reivindicações da escola, a única da região a oferecer atendimento em educação infantil, ensino médio e o EJA. Entre as demandas estão a acessibilidade; passe livre para atender aos alunos de 11 cidades da região que estudam na Padre Réus; ensino médio noturno; libras para famílias noturno; melhorias na infraestrutura do prédio; placa de identificação da escola, que completa neste mês 51 anos e cursos em libras. Segundo a diretora, a escola faz parte do RS sem limite, que prevê um conjunto de ações nas áreas de educação, saúde, acessibilidade e inclusão social, através do governo estadual, porém a obra para acessibilidade está demorando em ser iniciada. "Temnos obras consideradas emergencais, pois existem goteiras no segundo andar . Estamos sem luz devido a gravidade da água que escorre pelas lâmpadas, que ocasionou em curto circuito e também banheiros com infiltrações e alguns até interditados. Os orçamentos foram enviados mas, até o momento, não temos notícias", relatou.

Já os alunos da escola Santo Inácio, integrantes do Porgrama Ação Integrada para Adultos, querem a implantação do programa Educação de Jovens e Adultos para o ensino médio na escola. Conforme a professora, Cristina Ribeiro, os estudantes encontram dificuldades de seguir estudando ao terminar o ensino fundamental, em função da falta do Eja no bairro. O relato também vem do estudante, João Vilmar, que reclamou da falta de incentivo e de professores. Na oportunidade. a secretária adjunta informou existir uma grande burocracia para implantar um EJA de ensino médio em uma escola do município. "Seria mais fácil implantar na escola Jardim Planalto, por se tratar de escola estadual", destacou. A secretária afirmou, ainda que irá cuidar das demandas levantadas e manterá contato com a vereadora para buscar soluções para cada situação.Também participou da reunião o assessor da Deputada Stela Farias, Leandro Caldas.

Mais fotos

Por Terezinha Bobsin.