Vereadores cobram ações do Executivo para conter enchentes na Vila Osório

17/10/2013 - A falta de limpeza das galerias, tubulações e o desassoreamento dos córregos na várzea do Rio dos Sinos, problema que deixou a Vila Osório e a BR 116 em baixo d´água na última semana, foram algumas das ações cobradas pelos vereadores durante reunião com o secretário de Obras, José Luiz da Silva, na tarde de hoje(1º de novembro), na Câmara Municipal, com a presença do presidente, Jaime da Rosa(PSB), Beatriz Lopes (PT), Felipe Costella(PMDB), Harri Zanoni(PSB), Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal(PP), Marcelo Kohlrausch(PDT), Michele Pereira (PT) e Rafael Figliero(PTB), além de representante da Vila Osório.

Na oportunidade, os vereadores cobraram do secretário a assinatura de um termo de compromisso entre o município e o Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) para que as ações de limpeza, desobstrução e aumento da tubulação para uma melhor vazão da água, junto a rodovia BR 116, sejam realizadas efetivamente e com mais frequência. Além disso, os vereadores questionaram e mostraram em fotos os problemas na área localizada atrás do Parque Assis Brasil , especialmente das galerias construídas na BR 448, que medem em torno de 2,5 metros, consideradas pequenas pelos engenheiros consultados pelos vereadores, para atender a demanda de água do Rio do Sinos e do Arroio Sapucaia.
O secretário reconhece que as tubulações são insuficientes para a quantidade de água que a área recebe e alegou que a limpeza já foi realizada pelo DNIT. "Os engenheiros do DNIT afirmaram que as tubulações estão desobstruídas e que a limpeza foi feita.", disse José Luiz da Silva. Ele acredita, ainda, que o problema das enchentes não está relacionado a construção da BR 448. "O problema maior será quando houver a ocupação da área ", disse, referindo-se ao Loteamento da Bolognesi Empreendimentos. Silva também relatou que a Corsan deverá atender a indicação do Ministério Público devolvendo ao córrego junto a BR 448 seu leito normal.
 Uma nova reunião está marcada para o dia 12 de novembro, às 16 horas, na Câmara de Vereadores, promovida pela Comissão de Urbanização, para ouvir o DNIT, Corsan e Executivo.

Vereadores cobram ações do Executivo para conter enchentes na Vila Osório
Por Terezinha Bobsin.