Lançado mais um núcleo do Policiamento Comunitário em Esteio

06/06/2013 - Os bairros Novo Esteio, Osório e Três Portos receberam na manhã de hoje(6)  um núcleo do projeto Policiamento Comunitário. A cerimônia de lançamento, que contou com a presença do presidente da Comissão de Segurança da Câmara, Felipe Costella(PMDB), do vice-presidente, Leonardo Dahmer(PT), além dois vereadores Rafael Figliero(PTB), Beatriz Lopes(PT), Jane Battistello(PDT) e Michele Pereira (PT), bem como do secretário estadual de Segurança Pública, Airton Michels, ocorreu em frente ao Portão 7 junto ao Parque de Exposições Assis Brasil. Durante a cerimônia também foram apresentadas à comunidade as duas viaturas da Brigada Militar, uma para o núcleo do Bairro Primavera e outra para o São José, onde já funciona o Policiamento Comunitário, que foram entregues em maio pelo governo do estado.

Audiência Pública: A insegurança no Bairro Novo Esteio, bem como das comunidades vizinhas, Três Portos e Osório, havia sido tema de audiência pública entre os vereadores, Executivo e a Brigada Militar em abril, devido a crescente onda de assaltos no local, especialmente aos comércios. Naquela oportunidade, o comandante do 34º BPM, tenente coronel Andreis Silvio Dal Lago fez o anúncio do policiamento comunitário. Também o secretário de Segurança do município, Arno Leonhardt, garantiu à comunidade que serão instaladas câmeras de videomonitoramento nestes bairros.

O policiamento Comunitário, que acontece em Esteio desde o final de 2012, constitui-se de uma viatura com três policiais militares que auxiliam nas ações, sendo uma parceria entre a prefeitura e Brigada Militar, através de estratégia organizacional, baseada na premissa de que tanto a polícia quanto a comunidade devem trabalhar juntas para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos, como crimes, drogas, medos, desordens e até mesmo a decadência dos bairros. O policiamento baseia-se em ações pró-ativas - para evitar que delitos aconteçam; educativas - de aconselhamento e advertência; de cidadania - participação de todos nos problemas da comunidade; de transparência - promoção de reunião para exposição das atividades e troca de informações e preventivas - presença ostensiva estabelecendo um clima de confiança na comunidade.

Mais fotos

Lançado mais um núcleo do Policiamento Comunitário em Esteio