10/10/2013 - Audiência Pública discute acesso ao transporte escolar para alunos especiais

Audiência Pública discute acesso ao transporte escolar para alunos especiais

Comissão de Saúde vai apresentar emenda estendendo o benefício aos alunos que necessitam

 
Na última quarta-feira, 9, a Câmara de Vereadores realizou, na Escola Novo Horizonte – APAE, uma Audiência Pública para discutir a prestação do transporte escolar para os alunos portadores de necessidades especiais. A iniciativa partiu da Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, composta pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Harri Zanoni (PSB) Michele Pereira (PT) e reuniu vereadores, secretários municipais, poder executivo, além de professores, pais e alunos das escolas Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e Escola Estadual de Surdos Padre Réus/Esteio.
De acordo com o presidente da Comissão, vereador Leonardo Pascoal (PP), diversas demandas chegaram à comissão ao longo do ano sobre dificuldades de acesso ao transporte escolar por alunos com necessidades especiais, principalmente os que estudam na APAE, Escola Padre Réus, e alunos da inclusão das escolas municipais. O diretor da APAE de Esteio, Afonso Tochetto disse que a escola atende hoje 280 pacientes e 139 alunos, e que destes, 40 necessitam de transporte especial. “Eestamos sem veículo para conduzir os alunos e nem todas as famílias tem condições, as entidades vão agir em conjunto para reivindicar os direitos dos alunos”, falou.
Em seu pronunciamento, o prefeito em exercício Fladimir Costella (PMDB) anunciou que o município vai acatar a sugestão do vereador Rafael Figliero (PTB) para assegurar o passe livre a alunos da Escola Estadual Padre Réus, porém ponderou que isso também compete aos municípios de origem dos alunos. “A secretaria vai fazer o cadastro dos jovens nos próximos dias para confeccionar os cartões e operacionalizar este serviço, mas fica o meu questionamento quanto à responsabilidade dos demais municípios para com estes jovens”, falou. Costelinha esclareceu que a empresa assumirá a despesa, e não o município. Fladimir disse também que o passe livre intermunicipal não é o município que disponibiliza, e sim o estado, através da metroplan. Quanto à APAE, o prefeito em exercício disse que há um repasse de R$ 450 mil por ano, e mais R$ 120 mil relativo às crianças que estão no abrigo e que o transporte deve fazer parte do plano de trabalho da instituição”, afirmou.
O Vereador Rafael Figliero (PTB) ficou surpreso com o anúcio do vice-prefeito e disse que o anteprojeto busca estender a vantagem de que trata a Lei também para estes alunos os quais, na sua maioria, são pessoas carentes e que é uma reivindicação antiga da Escola Padre Réus.“Estamos tratando desse assunto desde que fomos procurados no mês de junho" . O anteprojeto protocolado no dia 27 de setembro, acrescenta dispositivo à Lei Municipal nº 4.407/2007, que dispõe sobre o benefício de gratuidade no sistema de Transporte Público e de Circulação no âmbito do Município de Esteio e assegura a gratuidade no sistema de transporte público e de circulação no âmbito de Esteio, para as pessoas surdas que comprovem estar matriculadas na Escola Estadual Padre Reus, ainda que não residam no município.
O representante do Consórcio TEU, Marco, parabenizou as entidades pela dedicação e vontade de assegurar os seus direitos, afirmando que a empresa vai cumprir o que a legislação determina, e solicitou que sejam fornecidos todos os dados para alguns casos pontuais para que a empresa possa tomar providências. Afirmou que a empresa Real Rodovias opera em vários horários com linhas intermunicipais com veículos adaptados. A vereadora Michele Pereira( PT) lembrou do compromisso de todos em trabalhar para a política de assegurar o direito de todos os segmentos.
 O presidente Jaime da Rosa (PSB) lamentou a necessidade de pressão para a conquista de um direito, afirmando que a problemática não é novidade para o executivo, e parabenizou todos os envolvidos. “O Executivo já sabia dessa problemática e poderia ter mandado um projeto para a câmara aprovar”. Jaime defendeu a contemplação de todos os portadores de deficiência dizendo que não existe diferença entre o aluno com necessidade especial e o aluno surdo. “Pessoa com deficiência é pessoa com deficiência e temos que garantir o direito de todos eles”, disse.
Para os vereadores Felipe Costella (PMDB), Beatriz Lopes (PT) e Michele Pereira (PT) é preciso contemplar a todos”. A vereadora Beatriz Lopes (PT) ressaltou a importância da inclusão e o vereador Harri Zanoni sugeriu que Executivo forneça um veículo à APAE para que a condução seja feita da maneira correta e responsável. A Comissão de Saúde vai aguardar o encaminhamento do projeto à Câmara de Vereadores para, então apresentar uma emenda contemplando todas os alunos que necessitam do transporte.

Mais fotos

Audiência Pública discute acesso ao transporte escolar para alunos especiais
Por Terezinha Bobsin.