Podem vir recursos do PAC para contenção das cheias na região

Anúncio foi feito durante reunião do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do PróSinos.

11/09/2013 - Durante a reunião mensal do Comitê Intermunicipal Legislativo de Acompanhamento das Ações do PróSinos, ocorrida na manhã de hoje(11), na Câmara de Vereadores de Esteio, o presidente da Granpal e prefeito, Gilmar Rinaldi, disse que os municípios da região do Vale dos Sinos poderão receber apoio dos Ministérios das Cidades e da Integração para captação de recursos financeiros para obras estruturais de prevenção as enchentes, que deixaram mais de 30 mil desalojados. A ideia da Granpal é criar um comitê técnico de todas as cidades atingidas pelas cheias com a presença de engenheiros e técnicos da Corsan. “Precisamos urgentemente de obras em Canoas, Sapucaia, Esteio e Cachoeirinha, que são pontos mais problemáticos, criando bacias de contenção nesses locais. Sabemos que as ocupações irregulares, construção de novos condomínios e ampliação das indústrias também provocam as enchentes, mas temos de investir em projetos capazes de prevenir novos desastres”, explicou.
Na oportunidade, o presidente da Câmara, Jaime da Rosa (PSB), integrante do Comitê, ressaltou que é preciso criar bacias de contenção e lembrou que 1/3 dos 32km² de Esteio pertenciam a várzea do Rio dos Sinos, mas com a criação dos loteamentos industrial e residencial, pode piorar a situação dos moradores, já que a água não tem mais para onde escoar. "A construção de diques em Esteio e bacias de contenção em Canoas, seriam a solução", aponta. Também o vereador Leonardo Dahmer(PT), integrante do Comitê, observou a necessidade de realizar o estudo completo pelo Instituto de Pesquisas Hidráulicas - IPH-e ressaltou que para fazer um dique de 2km² é necessário uma grande quantidade de área, o que Esteio não possui. "Precisamos pressionar para que os estudos virem projetos para a capatação de recursos", afirmou.
O presidente do Comitê Legislativo do PróSinos, vereador Nestor Schwertner (PT) avaliou que o Plano de Bacia do Rio dos Sinos, executado pelos prefeitos da região, com aval das Câmaras de Vereadores será importante para solucionar as cheias. “Os projetos dos municípios são de médio e longo prazo, mas são alternativas para enfrentarmos catástrofes”, disse. “O PAC de Prevenção dos Desastres Naturais é uma iniciativa do governo federal que vai nos ajudar muito, pois destinará recursos financeiros para obras estruturais. O papel do nosso Comitê é promover o debate, fiscalizar e estimular a vontade política para garantir melhorias ambientais.”
Também participaram da reunião os vereadores de Esteio, Rafael Figliero(PTB), Beatriz Lopes(PTB), e Jane Battistello(PDT), além de vereadores de Canoas, Taquara, Estância Velha Campo Bom, Sapucaia e São Leopoldo. A atividade debateu ainda o processo para a nova eleição da diretoria do Comitê Legislativo do PróSinos. O próximo encontro será dia 9 de outubro, às 9h, na Câmara Municipal de Novo Hamburgo.
Por Terezinha Bobsin.
registrado em: