Ostomizados buscam ajuda dos vereadores

13/03/2013 - A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social composta pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Harri Zanoni (PSB) reuniram-se na tarde de ontem (12) com membros da Associação dos Ostomizados de Esteio e com a Diretora de Saúde do Município, Tatiane Dela Pase para tratar da viabilidade de envio de recurso à entidade. Em janeiro deste ano, a Câmara derrubou, por decisão unânime, o veto oposto pelo prefeito do repasse de R$ 7 mil, previsto no orçamento da LDO à associação, através de emenda parlamentar. Em mensagem justificativa ao veto, o prefeito Gilmar Rinaldi afirmou, na época, que as matérias violariam o princípio da separação dos poderes. De acordo com a assessoria Juridica da Câmara, a emenda parlamentar está suspensa através de uma liminar. O valor, de acordo com os membros da entidade é necessário para a aquisição de bolsas coletoras destinadas a pessoas com cirurgia recente, já que o Estado que tem fornecido o material, depende de licitações para a compra destes materiais e muitas vezes o lapso de tempo é longo. Eles explicaram ainda que as bolsas não são iguais para todos os casos. Gilnei José da Silva é ostomizado e falou das dificuldades tanto físicas quanto psicológicas pelas quais passou. “Se nós não conseguirmos, vamos ao Ministério Público. A pessoa ostomizada já tem baixa estima, e uma vida totalmente diferente . Muitos ficam deprimidos. Precisamos,pelo menos, do material disponível para que possamos ter melhor qualidade de vida”, disse, complementando que o câncer de intestino é o terceiro câncer que mais mata mulheres no Brasil, o 4ªº entre os homens e que o município deveria dar mais atenção a estes casos. “Esse dinheiro nós não vamos gastar por gastar, é uma reserva como garantia para atender emergências”, concluiu. A Comissão sugeriu a possibilidade de criação de um convênio entre a Secretaria Municipal de Saúde e a Associação. A representante da secretaria da Saúde, Tatiana Dela Pase, disse que vai levar a proposta ao secretário e outra reunião será agendada.

Por Méurin Fassini.