Audiência pública vai debater criação de programa para reduzir uso de veículos de tração animal

15/04/2013 - A criação de um programa visando a redução gradativa do uso de veículos de tração animal será debatida em audiência pública organizada pela Câmara de vereadores de Esteio com data a ser definida nos próximos dias. A iniciativa, aprovada em Plenário, é do vereador Leonardo Pascoal(PP). A ideia, de acordo com o proponente, é substituir as atuais carroças por veículos mais eficientes e adequados, visando a reinserção dos condutores em outros mercados de trabalho. Para o vereador, os veículos de tração animal enfrentam resistência na sociedade, uma vez que os condutores incorrem em maus-tratos aos animais utilizados na propoulsão. "Além disso, sua circualção, em geral, dificulda a adequada mobilidade das cidades, sobretudo em centros urbanos", afirma. Pascoal reforça que já foi aprovada pela Câmara o projeto que regulamenta o uso das carroças na cidade e a retirada gradativa das carroças também deve ser analisada. "Podemos instituir no município o “cavalo de lata”, que é um carrinho elétrico, que substitui veículos com tração animal, para atividade de coleta de materiais recicláveis na cidade", explica. Ele salienta que a proposta pode acaber com os maus-tratos com os animais; auxiliar na melhoria do trânsito, além de proporcionar uma valorização dos recicladores.

Por Terezinha Bobsin.