Secretaria de Educação garante que vai investir na prevenção de incêndios nas escolas municipais

16/08/2013 - Em audiência pública, solicitada pela Comissão de Educação da Câmara de Vereadores, para debater, entre outros assuntos, o Plano de Prevenção Contra Incêndios nas escolas municipais de Esteio, na última quarta-feira (14), a secretária de Educação, Carla Mantay, garantiu que o investimento na área será uma das prioridades deste ano. Segundo ela, as melhorias nas instituições, que tem previsão de R$ 1 milhão, incluindo recurso para o PPCI, devem ser iniciadas com urgência , especialmente, nas escolas Érico Veríssimo, que esteve interditada em junho, e a Clodovino Soares.

Além disso, a Comissão de Educação, através dos vereadores Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (PDT) aproveitou para questionar o andamentos das obras e projetos de reformas nas escola. A situação da Camilo Alves, conforme o vereador Leonardo Pascoal(PP), precisa de reparos no telhado em algumas salas e na biblioteca, devido ao risco de curto-circuito. "As duas escolas - Érico Veríssimo e a Clodovino Soares - foram interditadas por situações previsíveis, dadas as circunstâncias por falta ou má manutenção das escolas", reforça. A secretária argumentou que a responsabilidade também é do gestor, já que há um repasse público às escolas. O presidente da Casa, Jaime da Rosa (PSB) perguntou sobre a construção da Escola João XXIII, lembrando que há quatro anos a obra vem sendo garantida nos orçamentos participativos.
De acordo com a secretária, apenas o projeto estava previsto para este ano e não a execução. “Garantimos o projeto para este ano e agora serão abertos os processos licitatórios”, declarou.Mantay finalizou a apresentação dizendo que ainda há muito a ser feito, mas que a gestão pretende até o ano de 2016 realizar obras importantes como a ampliação das escolas Flores da Cunha e Vila Olímpica, adequação das salas da Escola Infantil Pedacinho do Céu e a demolição de anexos e construção de salas na Escola Vitorina Fabre. O evento contou com a presença de coordenadores da rede de ensino municipal, equipes diretivas, professores e conselhos.

Mais fotos

Por Terezinha Bobsin.