Falta de passarelas na BR 116 coloca em risco trabalhadores das empresas em Esteio

16/10/2013 - Motociclista morre e pedestre está em estado grave no São Camilo. A morte de motociclista em acidente na BR 116 na última segunda-feira, 14, quando tentava desviar de uma pedestre de 23 anos que atravessava a rodovia em local inadequado em Esteio, devido à falta de passarela, causou indignação na vereadora Michele Pereira (PT). Preocupada com a situação dos trabalhadores das empresas instaladas junto a BR 116, Michele Pereira, desde o ano passado vem cobrando junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) a construção de passarelas, especialmente no ponto onde está instalada a empresa Solae. A vereadora vai encaminhar um documento, novamente, ao Dnit, para saber em que ponto está a licitação para a construção de, pelo menos, mais uma passarela perto da empresa Solae. O pedido foi aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores na noite de ontem(15). De acordo com a vereadora, a solicitação é uma antiga reivindicação dos trabalhadores e moradores do local. "São inúmeros os acidentes envolvendo pedestres que, ao tentar atravessar a via, acabando se envolvendo em acidentes, quase sempre fatais", destaca. Segundo a informação do Dnit, em 2012, a licitação havia sido deserta. No trajeto onde se concentram empresas como a Votoram, Brasilit, Brenthang Química do Brasil e Solae, não existem estas passagens para pedestres, que acabam disputando a via com os carros. A primeira é a passarela da Trensurb - Estação Esteio - e a mais próxima é na divisa de Esteio e Sapucaia do Sul, junto a avenida Luiz Pasteur. A pedestre foi socorrida pela Samu e está internada no Hospital São Camilo em estado grave.

Por Terezinha Bobsin.