Esteio: Reclamações sobre escola chegam à Comissão de Educação

17/09/2013 - Os integrantes da Comissão de Educação ouviram nesta tarde(17) o relato de uma mãe, ex -moradora de Curitiba, Paraná, que há cerca de três meses reside em Esteio, devido à transferência do marido. Isaura Aparecida Lourenço conta que matriculou o filho na 7ª série da Escola Luiza Silvestre Fraga, onde segundo ela, é frequente a suspensão das aulas sem aviso e não há controle de pessoas que entram e saem da escola. Além disto, a mãe se queixou da falta de uso dos uniformes. “A gente vê que a direção não cobra o uso de uniformes, porque são poucos os alunos que usam”, disse, enfatizando que solicitou o fornecimento, mas que até o momento não foi entregue. “Notamos muitas diferenças principalmente, a falta de disciplina. O uso do uniforme é fundamental para a identificação, a segurança e também para a não competição entre os alunos. Estamos aguardando a contemplação do pedido, que acho muito importante”, completou. O vereador Rafael Figliero (PTB) lembrou dos investimentos que foram feitos para que o uso dos uniformes fosse possível em toda a rede de ensino do município. “Acompanhei as entregas feitas em todas as escolas e defendo o uso. Acho que a direção tem que cobrar e os pais se responsabilizarem também em mandar os filhos uniformizados”, disse. Isaura relatou, ainda, que não há lição de casa para os alunos e considera o conteúdo fraco. “Me preocupo com a aprendizagem do meu filho, que veio de uma escola com outra conduta e que agora está num ritmo lento”, lamentou. A presidente da Comissão Beatriz Lopez (PT) se disse preocupada e lembrou da existência do calendário escolar. “É construído um calendário de ensino e que deve ser cumprido, se tem redução de horário tem que constar no calendário. A Secretaria também tem feito todo um trabalho na formação dos professores, então as aulas tem que estar qualificadas”, concluiu. A Comissão , representada pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Jane Battistello (PDT) e Rafael Figliero (PTB) irá enviar ofício à Secretaria de Educação do município e convocar a presença da direção da escola em questão a fim de esclarecimentos.

Por Terezinha Bobsin.