Proposta prevê intérprete de Libras nos eventos da Câmara de Esteio

18/04/2013 - Os vereadores da Comissão de Educação e Desporto, Beatriz Lopes (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (PDT), protocoloram na tarde de hoje (18), na secretaria, uma proposta para a contratação de um profissional intérprete de Língua Brasileira de Sinais - Libras – durante dos eventos da Câmara de Vereadores. O objetivo é inserir cada vez mais os portadores de deficiência auditiva e /ou surdas nas discussões da sociedade, oferecendo a elas condições para que participem dos eventos promovidos pelo Legislativo. "A proposta é de que a própria Câmara dê o exemplo, colocando um profissional durante as sessões e também em todos os eventos e atividades oficiais", explicam. Para a diretora da escola especial Padre Réus, Luciméia Gall Konig, é importante assegurar medidas que garantam a isonomia e participação dos portadores de deficiência auditiva. ”É muito difícil quando os surdos precisam usar o hospital, posto de saúde, delegacia de polícia, pois não existem pessoas aptas a atendê-los”, afirma. A lei 12.319/10 que regulamenta a profissão de tradutor e Intérprete da Libras prevê também o trabalho em repartições públicas e em diferentes instituições sociais.

Por Terezinha Bobsin.