Medida quer garantir mais segurança aos usuários de bancos em Esteio

23/10/2013 - Agências bancárias poderão ser obrigadas a instalar painéis opacos  entre os usuários que já estão nos caixas e àqueles que aguardam atendimento. Esta é a proposta do vereador Felipe Costella(PMDB), protocolada na Câmara de Vereadores na noite de ontem(22). A ideia é diminuir a incidência do delito conhecido como "saidinha do banco", prática utilizada pelos assaltantes que já escolhem a vítima em potencial dentro da agência, que é abordada assim que deixa o banco. Costella, que é presidente da comissão de Segurança da Câmara, disse temer ataques à comunidade, após o atendimento nos caixas bancários. "Estamos preocupados com a segurança das pessoas, principalmente na hora em que saem das agências bancárias. O poder público tem o dever de buscar alternativas que garantam a segurança e a privacidade dos cidadãos em todos os locais, inclusive dentro das agências bancárias”.

O vereador foi buscar na tarde de ontem(22), o exemplo do Banrisul, e conversou com o gerente, Milton Eugênio Weigel, que aprovou a medida. O projeto, que vai tramitar pelas comissões permanentes para análise, prevê prazo de 90 dias para adaptação das agências bancárias e sanções, caso aprovado, que vão desde advertência, aplicação de multas, até a cassação do alvará de funcionamento.
Por Terezinha Bobsin.