Comissão de Educação convoca reunião para esclarecimentos sobre o Pronatec

24/09/2013 - Com o objetivo de esclarecer situações de possíveis irregularidades referentes ao Pronatec, que chegaram à Comissão de Educação, integrada pelos vereadores Beatriz Lopes (PT), Jane Battistello (PDT) e Rafael Figliero (PTB). foi realizada na tarde de hoje (24), uma reunião com representantes do Senac de São Leopoldo e Porto Alegre, além das secretarias de Educação e Assistência Social de Esteio. O programa é oferecido pelo Governo Federal em parceria com Estado e Prefeitura. As aulas foram realizadas nas dependências da Casa de Cultura do município, já que Esteio não conta com um prédio próprio do Senac. Na semana passada os vereadores receberam denúncias de que os alunos do Curso de Inglês Básico não haviam recebido os benefícios previstos, como transporte e lanche e que por isso, muitos desistiram. Conforme o relato da mãe de uma das alunas, inúmeras tentativas foram feitas para solucionar a situação: “Conversei com diversas pessoas do Senac, mas um empurrou o problema para o outro e ninguém resolveu nada”, contou, relatando que teve que arcar com as despesas de transporte e lanche para que a filha pudesse continuar frequentando as aulas. Dos 15 estudantes matriculados, apenas 6 concluíram o curso. Além disto, a mãe relatou que faltou material pedagógico necessário para a realização das aulas, como o aparelho de rádio. “Isso desmotivou os alunos, pois eles estavam contando com aulas dinâmicas e práticas e não tiveram”, falou. O diretor da Unidade Senac de São Leopoldo, Marcus Lubisco Guazzelli reconheceu que houveram problemas com os cartões de transporte e disse que a empresa optou, daqui para frente, depositar o valor em dinheiro aos estudantes. O diretor frisou que todos os alunos já estão sendo ressarcidos. “Estamos comunicando todos os alunos que eles devem se dirigir à Unidade do Senac e receber o ressarcimento”, declarou. Mara Zusaski, do Núcleo de Educação Profissional do Senac de Porto Alegre enfatizou a importância da formação e disse que a primeira ação da empresa é corrigir estas falhas que estão ocorrendo, inclusive de forma retroativa os alunos. Mara explicou que a assistência é obrigação da empresa e que o pagamento equivalente à primeira quinzena deve ser feito no primeiro dia de aula. O gerente operacional da Real Rodovias, Delmir Conci pediu que sejam passados os dados do cartão TEU para fornecer o histórico do cartão e verificar se houve algum movimento de crédito.
Por Terezinha Bobsin.