Projeto do novo traçado de alta tensão sobre a vila Osório é solicitado pelos vereadores

Depois da mobilização da comunidade, em abril, as obras de instalação da rede de alta tensão foram paralisadas.

24/10/2013 - Os vereadores Jaime da Rosa(PSB) e Leonardo Pascoal(PP) estão solicitando cópia do projeto do novo traçado da linha de alta tensão que irá cruzar a Vila Osório, em Esteio, à Prefeitura. A medida, aprovada em Plenário na última terça-feira, 22, pretende esclarecimentos sobre a proposta apresentada pela concessionária AES Sul à secretaria de Desenilvimento Urbano e Habitação. O primeiro traçado apresentando pela concessionária - pelas ruas Tirandentes, Brasília, São Cristóvão, Leônidas Silva até a Castro Alves, onde se reencontraria com a rede original - iria atingir mais de 50 famílias, que conseguiram a paralisação imediata das obras em abril, por não aceitarem a instalação de torres de alta tensão em frente às suas residências.
Na oportunidade, com a mobilização da comunidade e dos vereadores, as obras foram paralisadas até que o novo traçado sugerido pela comunidade para que a rede seja puxada pelas ruas Peri Fagundes e Oswaldo Kroeff com saída até a BR 116, o que atinge apenas quatro famílias, fosse apresentado ao Departamento de Infraestrutura e Transporte (Dnit), devido a inclusão de parte da BR 116 na rota. "Há alguns dias, foi anunciado pela concessionária a alteração na rota, mas precisamos assegurar que as reivindicações dos moradores, expressas junto ao Poder Público e à companhia AES Sul, foram atendidas", destacam.

Mais fotos

Por Terezinha Bobsin.