Câmara vai repassar R$ 150 mil para o São Camilo

Com o recurso, alguns setores voltam a atender plenamente

26/07/2013 - Respiradores, monitores cardíacos e incubadoras serão alguns dos equipamentos que devem ser alugados pela Fundação de Saúde Pública Hospital São Camilo, nos próximos dias, com a verba de R$ 150 mil que a Câmara de Vereadores vai repassar à instituição, resultado da economia do Legislativo. A decisão foi tomada ontem(25), à tarde, pelo presidente Jaime da Rosa(PSB), com apoio de todos os vereadores, em reunião com o novo diretor técnico, o médico Marcelo de Oliveira Saldanha; com integrantes do Conselho de Saúde; secretaria da Saúde; Conselho da Fundação e direção administrativa da fundação, que discutiu a crise financeira e administrativa do hospital. O pedido de redução orçamentária será encaminhada ainda hoje(26) ao Executivo.
Saldanha, 43 anos, que assumiu na última sexta-feira(19) a função, depois de cedido pelo Hospital Getúlio Vargas, de Sapucaia do Sul, disse que está fazendo um diagnóstico do hospital e pretende construir uma gestão equilibrada, com a colaboração de todos os funcionários. “Precisamos analisar as fragilidades e potencialidades do hospital; avaliar o efetivo que temos à disposição e identificar as vocações que o São Camilo tem para trabalhar em sintonia com os hospitais da região. O objetivo é minimizar a duplicação de serviços, racionalizando a operação e tornando o hospital mais viável”, ressaltou. Para o gestor, que terá 60 dias para realizar as mudanças na instituição, não há necessidade, por exemplo, de o Getúlio Vargas possuir dez leitos para AVC e o São Camilo também. O médico anunciou a implantação de um plantão administrativo, a criação de coordenadorias e chefias, além do corte do cargo de gerente médico. "Vamos definir comandos e reequipar o hospital para que ele volte a ser referência na região", defendeu. Outras medidas anunciadas pelo diretor são a prescrição médica eletrônica e a automação da farmácia.
Para o novo diretor, outra prioridade da administração será de oferecer todos os recursos para o trabalho adequado dos profissionais, como o reequipamento da UTI e da emergência e destacou que, mesmo com o contrato entre os dois hospitais, a estrutura do São Camilo será independente. "O Objetivo é que as duas cidades possam ser autônomas em atendimento, e que deixem de depender de Porto Alegre", reforçou.
    Saldanha afirmou, ainda, que o recurso oferecido pelo Legislativo é importante e que vai aguardar , agora, a orçamentação do estado para abrir licitação para aquisição dos equipamentos que serão alugados. O secretário de Saúde, Jerônimo Paludo, ressaltou que pediu ao governo do estado a antecipação de R$ 3 milhões referente a contratualização pelo SUS para auxiliar o hospital. "O estado vai aportar recursos somente onde tem segurança. Por esta razão, nossos esforços estão voltados ao São Camilo", disse.
O presidente do Conselho de Saúde, Luiz Antônio Oliveira, ressaltou que o conselho não teve conhecimento da assinatura do contrato com o hospital de Sapucaia, mas entende a urgência em salvar o São Camilo. "O hospital ficou enfraquecido administrativamente ao longo dos anos", comentou. Oliveira acredita que a desativação dos serviços de convênios ocorreu muito rápido para a transformação do hospital em 100% SUS e o recurso acabou não chegando.
O secretário da Fazenda, Norberto Bierhals, que está atendendo interinamente pela administração do São Camilo, enfatizou que está fazendo esforço para quitar algumas dívidas e pediu paciência aos credores. Participaram da reunião os vereadores Leonardo Dahmer (PT), Leonardo Pascoal(PP), Michele Pereira (PT), Harri Zanoni(PSB), Beatriz Lopes (PT), Felipe Costella(PMDB), Jane Battistello (PMDB), Marcelo Kolhausch(PDT) e Rafael Figliero(PTB).

Câmara vai repassar R$ 150 mil para o São Camilo
Por Méurin Fassini.