Dia de conscientização sobre a psoríase em Esteio

29/10/2013 - Nesta terça-feira (29) se celebra o Dia Mundial da Psoríase, doença auto-imune sistêmica, que atinge 125 milhões de pessoas no mundo. Para celebrar a data, o vereador Leonardo Pascoal(PP), esteve na Rua Coberta, acompanhado da presidente da Psorisul, Gladis Lima, distribuindo materiais informativos e brindes, cedidos pela Psorisul. Na oportunidade, diversas pessoas portadoras da doença procuraram orientações sobre os tratamentos existentes. "O objetivo é conscientizar as pessoas, por meio de ações e iniciativas, sobre os cuidados com a pele", disse Pascoal. Para a presidente da Psorisul, aceitar a doença e não fugir da vida social é fator determinante para o tratamento. A municipalização do Dia Municipal da Psoríase é uma iniciativa do vereador Pascoal. "Aprovamos o projeto, mas o Executivo optou por vetar a matéria. Entretanto, por unanimidade ,a Câmara de Vereadores derrubou o veto aposto", destaca. A psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada por descamação e lesões avermelhadas. Normalmente, ela acomete cotovelos, couro cabeludo, joelhos, unhas, mãos e pés, mas pode afetar qualquer parte do corpo. Por alterar a aparência da pele, é comum o paciente sentir constrangimento, ficar desmotivado e abandonar o tratamento, alertam dermatologistas.

Por Terezinha Bobsin.

fernando marques dos santos disse:
23/08/2016 11h55
tenho psioriase