Últimas enchentes são tema de pedidos ao Executivo e ao DNIT

31/10/2013 - Uma das pautas mais abordadas na última sessão da Câmara de Vereadores da última terça-feira, 29, foram as constantes enchentes no município. O presidente da Câmara de Vereadores,Jaime da Rosa (PSB), com apoio do Plenário, pretende que o Executivo não autorize, ou até mesmo suspenda, qualquer obra na várzea do Rio do Sinos, atrás do Parque de Exposições Assis Brasil, onde está sendo contruído um loteamento industrial e habitacional. A intenção do vereador é que seja realizado um estudo detalhado do local em função das duas últimas enchentes, que ocorreram em menos de 60 dias.

Já o vereador Felipe Costella(PMDB), pretende que a Comissão de Urbanização da Câmara de Vereadores promova audiência pública para discutir a questão dos algamentos, desde que novos investimentos em infraestrutura foram iniciados no município, a exemplo da BR 448. A ideia é que sejam reunidos, além do Executivo, o DNIT. Conforme o presidente da Comissão,Marcelo Kohlrausch(PDT). a audiência deve ser agendada para os próximos dias.
Também o vereador Leonardo Pascoal(PP), com aprovação da Cãmara, está solicitando a convocação do prefeito, Gilmar Rinaldi, para que preste esclarecimentos sobre as enchentes em no município, ainda no mês de novembro, com aviso de 48 horas de antecedência ao Legislativo.
Para o vereador Kohlrausch, o DNIT precisa estudar o redimensionamento das passagens de água já existentes na BR 448, especialmente junto à saída do Arroio Esteio para o Rio do Sinos. O vereador protocolou um documento com a sugestão na Cãmara, com apoio do Plenário, que será enviado ao DNIT na próxima semana. Além disso, o vereador solicitou que o DNI estude a possibilidade de construir mais passagens de água para o rio na nova rodovia. "As passagens são insuficientes para absorver o volume de água. Portanto, torna-se indispensável a ampliação destes canais", afirma.

Últimas enchentes são tema de pedidos ao Executivo e ao DNIT
Por Terezinha Bobsin.