14/05/2014 - Aprovada a semana de mobilização para doação de medula óssea em Esteio

Aprovada a semana de mobilização para doação de medula óssea em Esteio
A lei será batizada de Lei Nickollas Gomes, em homenagem ao jovem esteiense vítima de leucemia

O projeto de iniciativa do vereador Harri Zanoni(PSB), com emenda do vereador Leonardo Pascoal(PP), que prevê a criação da Semana de Mobilização para Doação de Medula Óssea, foi aprovado na noite de ontem(13), pela Câmara de Vereadores. A ideia é que a movimento ocorra anualmente entre os dias 23 a 30 de outubro, visando homenagear jovem esteiense vítima de leucemia aguda aos 18 anos, Nikollas Gomes. A proposta, aprovada por unanimidade, segue para sanção do Executivo e será batizada de Lei Nickollas Gomes. A votação foi acompanhada por familiares do jovem, que criaram a Associação Amigos do Nick, visando conscientizar e informar sobre o funcionamento da doação da medula óssea.
 Nesse período serão desenvolvidas atividades de esclarecimento e incentivo à doação de medula óssea e à captação de doadores. As ações, atividades e campanhas publicitárias podem envolver órgãos públicos e entidades privadas a fim de informar e orientar sobre a importância da doação da medula óssea para salvar vidas. Segundo os vereadores proponentes, para ser doador basta ter entre 18 e 55 anos de idade, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Durante o cadastro, é retirado de 5 a 10 ml de sangue. Este sangue passa por testes de laboratório que identificam as características genéticas que poderão influenciar no transplante. Procedimento: Na hora de fazer o cadastro, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que serve para identificar as características genéticas do doador. As pessoas que aceitam ser doadoras têm os dados armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Esse sistema cruza as informações genéticas do doador e do paciente, que necessitam de transplante. Se houver compatibilidade o doador é convocado para fazer a doação.
Por Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156

Mais fotos