17/06/2014 - Audiência pública debate diferenças de classe nas internações do Sus

Audiência pública debate diferenças de classe nas internações do Sus

Audiência pública na Câmara trata das diferenças de classes no SUS Ocorreu na noite de ontem (16) audiência pública no Plenário da Câmara para debater sobre a instituição de diferenças de classes nas internações pelo Sus. O evento foi uma parceria entre o Conselho Municipal de Saúde e a Comissão de Saúde da câmara, na oportunidade representada pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP) e Michele Pereira (PT). Participaram dos debates representantes da área da saúde, OAB, entre outros. O presidente do Conselho Municipal de Saúde, Carlos Brito, apresentou ao público uma moção de repúdio à lei que institui a diferença de classes no Sus. “Segundo a constituição federal, somos todos iguais perante a lei. É imprescindível a reformulação do Sus para a construção de novos paradigmas”, disse Brito.

O presidente do Conselho Estadual de Saúde, Paulo Gomes da Silva pontuou elementos importantes para dinâmica de atuação do Sistema único de Saúde como a desprecarização do sistema e a valorização dos profissionais de saúde. Ao longo do debate, a Secretária Municipal de Saúde, Ana Paula Macedo e a diretora administrativa do hospital São Camilo também emitiram suas opiniões sobre o tema: ambas mostraram-se contrárias à diferenças de classes e percebem o Sus como uma grande conquista social. A vereadora Michele Pereira elogiou a iniciativa e mostrou-se favorável à causa. "É muito importante a parceria entre o conselho e a Comissão de Saúde. Lutamos muito pelo hospital 100% Sus, pois acreditamos no sistema”, enfatizou.
Nas discussões finais, o vereador Leonardo Pascoal sugeriu o encaminhamento de um documento à OAB, em apoio à moção de repúdio do conselho de saúde. “Estaremos fazendo frente à esta causa também, buscaremos os recursos para isso”. Brito acrescentou que estará levando a moção até a OAB e à Secretaria Estadual de Direitos Humanos, bem como marcará uma audiência pública com os órgãos competentes para aprofundar a questão.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin Reg prof MTB/RS 7156