18/03/2014 - Falta de transporte para pacientes de hemodiálise é tema de reunião com vereadores

A falta de transporte para pacientes que precisam se deslocar para outras cidades para realização de hemodiálise foi pauta de reunião na tarde de hoje(18), na Câmara de Vereadores de Esteio, através da Comissão de Saúde. Na oportunidade, com a presença dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT), Rafael Figliero (PTB), Felipe Costella (PMDB) e Jaime da Rosa (PSB), além da representante da secretaria de Saúde, Meri Loef, alguns usuários, a exemplo das moradoras Ana Paula Souza e Iracema Biasi, relataram que a secretaria de Saúde não dispõe de veículo para o transporte destes pacientes, ocasionando dificuldades no deslocamento. Segundo Loef, o contrato emergencial com duração de seis meses extinguiu-se, não havendo renovação. “Estamos buscando outras formas para auxiliar no deslocamento dos pacientes. O importante é não deixá-los na mão", disse. Ela também explicou que, em outubro, a secretaria perdeu quatro carros durante enchente. "Issto dificultou muito a nossa situação”, ressalta a responsável. O vereador Leonardo Pascoal, presidente da Comissão de Saúde, questionou se haviam sido realizadas outras maneiras de contratação, de forma emergencial. Meri Loef observou que não existe a possibilidade de locação em prazos pequenos. Já a vereadora Michele Pereira enfatizou sobre o papel da secretaria de compras na obtenção de novos veículos para o atendimento desta demanda em especial. O vereador Jaime da Rosa também salientou o papel ficalizador do Legislativo. Em contato com a secretaria de Segurtança, através do vereador Felipe Costella, ficou acordado o empréstimo de um veículo durante uma semana. A secretaria de Saúde garantiu que vai buscar outras formas de atender os pacientes.
Por Aline Santos - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156