19/02/2014 - Comissão de Saúde reúne-se com Direção do São Camilo para esclarecer ocorrência de óbitos

Fundação descarta possibilidade de agentes infectológicos

A Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social da Câmara de Vereadores de Esteio, composta pelos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Michele Pereira (PT) e Jaime da Rosa (PSB), se reuniu na tarde de ontem (18) com a direção da Fundação de Saúde Pública São Camilo de Esteio para esclarecer a ocorrência excessiva casos de óbitos entre os dias 07 e 11 de fevereiro, conforme informação do cartório civil solicitada pela Comissão. De acordo com a diretora administrativa, Tatiane Dela Pase, o número de óbitos institucionais é de 24, explicando que alguns pacientes teriam chegado já sem vida à instituição. Para a administradora da fundação, a mortalidade teve uma alta considerável, já que a média de óbitos gira em torno de 28 a 24/mês. Ela garantiu ter sido descartada a hipótese das mortes terem sido desencadeadas por agentes infectológicos (bactérias), já que se constatou, através do levantamento dos prontuários médicos, "não haver nexo causal entre os casos de óbito". A diretora disse, ainda, que medidas internas extras foram tomadas imediatamente como o fechamento dos quartos não climatizados do Posto 3, e garantiu que nos próximos meses toda a internação clínica vai estar climatizada. “Pedimos a compra emergencial de condicionadores de ar. Enfrentamos problemas de licitação, mas queremos deixar claro que não se perdeu tempo para tomar providências”, disse.
O Diretor técnico, o médico Marcelo Saldanha, explicou que a maioria dos pacientes chegou ao hospital já em situação crítica: “A maioria desses pacientes eram idosos frágeis, pacientes graves com morbidade ou terminais”, revelou. O fator das altas temperaturas também foi citado pelo diretor com um agravante, porém frisou que os pacientes não foram a óbito por falta de assistência, mas pela situação de saúde em que se encontravam. Segundo o diretor, deve ser criada nas próximas semanas uma Comissão de Morbimortalidade com o objetivo principal de elucidar as circunstâncias da ocorrência dos óbitos e propor melhorias na assistência.
A Comissão pediu cópia do relatório de avaliação da Fundação e do laudo da Vigilância Sanitária do Rio Grande do Sul para retomar o assunto baseado em dados concretos. O presidente da Comissão, Leonardo Pascoal, ressaltou que não se pode enxergar a situação com naturalidade e solicitou o cumprimento da lei nº 5.115 de 2010, que estabelece o envio de um relatório semestral da Fundação para a Câmara. "A lei nunca foi cumprida", destacou. Já vereadora Michele Pereira(PT) disse reconhecer os defeitos, mas também  as qualidades da instituição e enfatizou a importância de um espaço para esclarecer as informações que chegaram ao público de maneira distorcida. Também o vereador Jaime da Rosa (PSB) salientou a importância do hospital para os moradores e questionou o quadro de médicos. Sobre o assunto, o diretor técnico disse que a instituição conta com três médicos plantonista-emergencista, que tem capacidade de atender todos os casos de emergência, e profissionais das áreas de neurologia, traumatologia e anestesia, contratados por sobre aviso.

Vale lembrar: A Câmara de vereadores de Esteio repassou de seu orçamento R$ 40 mil para a Fundação de Saúde Hospital São Camilo de Esteio em 19 de setembro do ano passado. O recurso foi destinado pela Câmara para a aquisição de 18 aparelhos de condicionadores de ar a serem instalados no Posto 3. Além disso, o valor também vai servir para custear a mão-de-obra. A verba repassada é resultado de parte da economia que o Legislativo fez em diversas frentes ao longo de 2013..Em 12 de dezembro do ano passado também foi assinado o termo de compromisso pela Prefeitura para a execução da obra. Outro recurso também repassado no ano passado ao hospital - R$ 150 mil - também oriundo da Câmara, teve como destino a locação de novos equipamentos a exemplo de respiradores, monitores cardíacos e incubadoras, para que setores essenciais voltassem a funcionar no hospital, totalizando de R$190 mil destinados à instituição no ano passado.
Também participaram da reunião o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT), e os vereadores Harri Zanoni (PSB), Felipe Costella (PMDB), Jane Battistelo (SDD), Rafael Figliero (PTB) e Beatriz Lopes (PT).
Por Méurin Fassini - estágio jornal
Edição Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156