20/03/2014 - Falta de professores nas escolas estaduais gera reunião com a Coordenadoria Regional de Educação

Falta de professores nas escolas estaduais gera reuniãocom a Coordenadoria Regional de Educação

Problemas nas estruturas físicas também estiveram em pauta

Passado um mês do retorno às aulas das escolas estaduais em Esteio, os problemas estruturais e a falta de professores nos estabelecimentos de ensino seguem. Para buscar uma solução, a Comissão de Educação da Câmara de Vereadores reuniu-se ontem (19), com a Coordenadora da 27ª CRE, Lúcia Barcelos, diretores de estabelecimentos de ensino, além dos vereadores Leonardo Pascoal (PP), Beatriz Lopes (PT), Leonardo Dahmer (PT), Rafael Figliero (PTB) e Jane Battistello (SDD). Na abertura da reunião, presidida pela vereadora Beatriz Lopes, a coordenadora apresentou slides com dados de ações estabelecidas para as escolas estaduais da região e disse estar trabalhando para resolver os problemas dos estabelecimentos. “Trabalhamos com alguns eixos de atendimento que abrangem desde a capacitação de professores, recuperação física de ambientes educativos, até a modernização tecnológica destes espaços. Estamos buscando prestar atendimento às principais escolas estaduais de Esteio, como a Bairro do Parque, que passa por reformas, bem como a escola Especial Padre Réus”, explicou. Lúcia Barcelos salientou, ainda, o investimento destinado para escolas, estipulado em R$ 59 mi para escolas de ensino médio e R$ 53 mil para as de ensino fundamental, oriundos do Estado. No total, são 12 escolas estaduais na cidade: Augusto Meyer (Premem); José Loureiro da Silva, Bairro do Parque; Caetano Gonçalves da Silva; Santo Antônio Maria Claret; Thome de Souza; Ezequiel Nunes Filho; Jardim Planalto; Maria Sirley Vargas Ferraz (CAIC); Dyonélio Machado; Bernardo Vieira de Mello e escola Especial Padre Reus.

A representante do setor de recursos humanos da 27ª, Cristina Schambeck, fez alguns apontamentos com relação à qualificação e democratização da gestão escolar. “Atualmente contamos com políticas de recursos humanos para diferentes tipologias de escola, a valorização profissional dos educadores e o Sistema Estadual de Avaliação Participativa (SEAP), onde as escolas têm a oportunidade de se autoavaliar”, disse. Para o vereador Rafael Figliero, que tem acompanhado através da Comissão de Educação os problemas nas escolas Bairro do Parque e Padre Réus, a situação está preocupante. “A Bairro do Parque me preocupa no que diz respeito à estrutura física e às melhorias que ainda necessitam ser realizadas.Já a Padre Réus, acompanho de perto as reformas e destaco a importância da adaptação para alunos com necessidades especiais, visto que a instituição possui um aluno cadeirante que não pode se deslocar até o segundo piso do estabelecimento”, informa.
Já o vereador Leonardo Pascoal salientou que há pouco tempo havia encaminhado requerimento questionando acerca da falta de professores no município e que, até então, não obtivera uma resposta formal por parte dos responsáveis. “Gostaria de saber como está o processo de normalização dos quadros de professores e se há algum prazo para isso e também gostaria de ter acesso ao cronograma de ações contendo as datas das execuções das obras”, destacou. Segundo a coordenadora, alguns professores pediram dispensa, enquanto outros não se enquadraram na dinâmica de trabalho em questão. “As nomeações são realizadas, mas alguns professores não assumem, perdem prazos, não se apresentam na data estipulada, o que acaba deixando as vagas ociosas. Estaremos encaminhando maiores informações e dados para análise dos parlamentares”, diz.
O presidente da Câmara o vereador Leonardo Dahmer ressaltou que o processo de contratação de professores corre regularmente. “Existe a falsa ideia de que não há professores, mas o que ocorre é que muitos não são nomeados por de alguma forma desistirem do processo”, entende. A diretora da Escola Padre Réus, Luciméia Gall Konig, mostrou-se preocupada com a falta de professores no estabelecimento, principalmente com conhecimento em Libras, além da escola estar interditada por problemas no piso e na parte elétrica. Atualmente, as aulas estão sendo ministradas numa igreja no Centro de Esteio.
A vereadora Beatriz Lopes concluiu salientando o papel dos parlamentares ao manter a comunidade informada. “Temos a responsabilidade de buscar dados e repassar aos cidadãos pois nosso papel é esse, bem como fiscalizar o andamento das questões”.

No último concurso do Estado, foram aprovados mais de 13 mil professores, mas até agora pouco mais de 600 foram chamados para assumir a função. A estimativa do CPERS, sindicato da categoria, é que são necessários 10 mil docentes para acabar com a defasagem.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos