24/03/2014 - Projeto prevê semana de Mobilização para doação de medula óssea

Projeto prevê semana de Mobilização para doação de medula óssea
Está tramitando na Câmara de Vereadores o projeto de iniciativa do vereador Harri Zanoni(PSB), que prevê a criação da Semana de Mobilização para Doação de Medula Óssea. A ideia é que a movimento ocorra anualmente entre os dias 14 e 21 de dezembro. Nesta semana serão desenvolvidas atividade de esclarecimento e incentivo à doação e à captação de doadores. Segundo o vereador proponente, para ser doador basta ter entre 18 e 55 anos de idade, não ter doença infecciosa ou incapacitante. Durante o cadastro, é retirado de 5 a 10 ml de sangue. Este sangue passa por testes de laboratório que identificam as características genéticas que poderão influenciar no transplante. Procedimento Na hora de fazer o cadastro, é retirada uma pequena quantidade de sangue, que serve para identificar as características genéticas do doador. As pessoas que aceitam ser doadoras têm os dados armazenados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (Redome). Esse sistema cruza as informações genéticas do doador e do paciente, que necessitam de transplante. Se houver compatibilidade o doador é convocado para fazer a doação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156