26/02/2014 - Esteio: Agergs garante que vem cobrando da Aes Sul as falhas na energia elétrica

E Corsan diz que não tem prazo para concluir obras de saneamento na cidade

A Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do RS (Agergs) garantiu em reunião com a Câmara de Vereadores de Esteio, a pedido das Comissões de Urbanização e Saúde, na tarde de ontem(25), que vem cobrando da concessionaria Aes Sul, as constantes falhas na energia elétrica no município. A informação é do presidente em exercício e também conselheiro da Agergs, Ayres Luiz Apolinário, que disse estar cobrando pesado das empresas contratadas. O conselheiro destacou que não falta energias no RS. "O grande problema, em todo o estado, são as redes antigas que não têm capacidade de se manter durante temporais", disse.
 Na oportunidade, o presidente da Comissão de Urbanização, Marcelo Kohlrausch(PDT), destacou a indignação da comunidade de Esteio com a concessionária, especialmente em relação ao atendimento do call center. Também os vereadores Jaime da Rosa(PSB), Michele Pereira(PT), Harri Zanoni (PSB), Beatriz Lopes(PT), Rafael Figliero(PTB) e Leonardo Pascoal(PP), cobraram da agência a fiscalização para a troca dos postes, o recolhimento dos mesmos, a utilização de postes pelas empresas de telefonia; a podas das árvores onde passam as redes de luz, e o ressarcimento dos prejuízos dos moradores devido as quedas. Segundo Kohlrausch, em audiência pública realizada pela Câmara no ano passado, a empresa afirmou que trocaria em 90% os atuais postes de madeira, por concreto, o que ainda não ocorreu, Apolinário informou que, normalmente, a Aes Sul oferece 200 canais para atendimento aos usuários e, em dias de tempestades, mais 200. "Sabemos que não é suficiente e estamos alertando a empresa", disse, colocando a disposição o contato com a call center da agência, pelo 0800 7227 0167, caso o atendimento com a concessionária não tenha satisfatório. "A fiscalização visa garantir a prestação de serviços de qualidade adequada. Para isso, a agência fiscaliza o cumprimento dos contratos de concessão, dos regulamentos técnicos e comerciais, bem como da legislação setorial existente" comentou.
O conselheiro afirmou, ainda, que a AES Sul tem cumprido com o contrato relacionado à energia, mas destacou que existe a falta de agilidade e de planejamento em casos de crises e temporais. Segundo Apolinário, a Agergs não pode interferir na gestão da empresa. "A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), exige um padrão de energia e padrão de qualidade", disse. Além disso, a média de troca de postes em todo o estado é de 40 mil, mas a Agergs explicou que vai solicitar a duplicação de trocas, ou seja, 80 mil e que a poda das árvores é de competência da Aes Sul. Já o uso dos postes por parte das empresas de telefonia será analisado pelos técnicos da agência. O conselheiro conclui afirmando que as atividades de fiscalização dos serviços de energia elétrica prestados pelas concessionárias de distribuição no estado são realizadas pela Agergs, mediante delegação da ANEEL.

Já o chefe da Unidade de Esteio da Corsan, Abrão de Farias, que também esteve presente na reunião, foi questionado pelos vereadores sobre a falta de água e o prazo para a conclusão das obras de saneamento. Conforme o Abrão, a falta de energia está diretamente ligada a falta de água. Entretanto, nunca foi preciso fazer racionamento em Esteio. "Temos uma boa parceira com a AES Sul, mas ela ainda está pecando na demora do retorno da energia elétrica em diversos casos", relatou. Sobre as obras de saneamento, o chefe da Unidade explicou que ainda existem vários trâmites a serem cumpridos e que uma nova empresa vencedora da licitação - a Porto Belo - deve retornar a obra em breve. Farias também destacou que a Corsan vai realizar, de acordo com determinação do Ministério Público, a obra de retorno ao leito normal do córrego nas imediações da BR 448.
 Estiveram presentes na reunião o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer (PT) e a vice-presidente, Jane Battistello (PDT), além do secretário de Obras, José Luiz da Silva.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos