26/03/2014 - Câmara de Esteio comemora 65 anos do Colégio Coração de Maria

Câmara de Esteio comemora 65 anos do Colégio Coração de Maria

A Câmara de Vereadores de Esteio homenageou no último dia 25, os 65 anos do Colégio Coração de Maria na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. A iniciativa é do vereador Marcelo Kohlrausch(PDT). A cerimônia contou com a apresentação artística do colégio, dirigada pela professora Rute Severo Cardoso composto pelos alunos da escola. Um vídeo institucional contou a história da instituição de ensino, que se instalou antes da emancipação de Esteio. Na oportunidade, o presidente da Câmara, Leonardo Dahmer(PT), além dos vereadores Marcelo Kohlrasuch(PDT), Michele Pereira (PT) e Leonardo Pascoal(PP), entregaram placa de distinção à diretora da escola, Sirlei Maria Meneguzzi, alusiva à data. A atividade contou com a participação de professores e ex-alunos da escola.

História: Dia 19 de março de 1949, em seu nome, a Madre Teresa Ferrari recebeu o prédio, localizado na avenida Padre Claret. A nova comunidade será formada por Madre Joana Nadali, Irmã Clementina Zanovello e Irmã ângela Brugali, auxiliadas por duas professoras leigas.Eram duas casinhas de madeira. Numa, moravam as irmãs e a outra seria a escola. O número de alunos foi de 125 a 250 no ano seguinte. Permaneciam na escola o dia todo, dedicando-se à tarde aos trabalhos manuais. Atenta às necessidades da comunidade, a escola vai oferecendo novos cursos, além do elementar, jardim de infância, Curso intensivo de Comércio, Datilografia e Corte e Costura. Dessa forma, as famílias e a juventude operária encontraram um meio de preparar-se para exercer alguma profissão. Junto a Escola funcionava um Laboratório. Sua filosofia fundamenta-se no Amor Misericordioso do Coração de Jesus. Assume ainda hoje como missão promover uma educação integral de excelência, buscando desenvolver nos educandos potencias intelectuais e valores humano cristãos, para atuarem em uma sociedade em constante transformação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156