28/03/2014 - Câmara de Esteio sedia abertura da Femuci 2014

Câmara de Esteio sedia abertura da Femuci 2014

O presidente da Câmara de Esteio, vereador Leonardo Dahmer(PT), além dos vereadores Beatriz Lopes(PT) e Rafael Figliero(PTB), participaram da abertura da Feira Municipal de Ciências e Ideias 2014. A solenidade ocorreu na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer. O tema deste ano é "Esteio rumo aos 60 anos: a cidade que temos, a cidade que queremos". A mostra de trabalhos de estudantes das escolas da rede municipal de Esteio, conveniadas ou nas escolas particulares com as quais a Prefeitura tem contrato para a aquisição de vagas será realizada entre 1º e 3 de outubro. O presidente da Câmara disse que é a feira é a oportunidade de se encontrar novos talentos e lembrou da importância das parcerias, especialmente da Fundação Liberto, da qual foi estudante, visando o aperfeiçoamento do aluno. Além disso, o presidente destacou, ainda, as seis décadas de emancipação político administrativa da cidade.

O prefeito Gilmar Rinaldi também ressaltou a parceria entre a Femuci e a Fundação Liberato Salzano. “Podemos realizar reflexões e projetos para a construção de uma cidade melhor, a partir dos trabalhos que serão realizados pelos alunos", disse. Já o jornalista Miguel Luz falou sobre a história do município, desde o movimento emancipacionista, o legado, até os dias atuais. Também o professor da Fundação Liberato , André Viegas, expôs a pesquisa direcionada ao ensino fundamental. A solenidade contou com a participação de diversas autoridades municipais, além de diretores de escola e comunidade escolar.

Femuci

A Feira de Ciências e Ideias é realizada anualmente com a participação de estudantes matriculados nas escolas da rede municipal de Esteio, conveniadas ou nas escolas particulares com as quais a prefeitura tem contrato de vagas. A proposta é estimular o interesse pela investigação desde a educação infantil até o ensino médio e ofertar aos alunos a oportunidade de integração com estudantes de outras instituições. Neste ano, a Femuci tem a parceria da Fundação Liberato Salzano e financiamento do CNPq/Capes e o o evento será realizado entre os dias 1° e 3 de outubro..Todos os alunos que participam ganham certificados. Além dos três melhores projetos, que recebem premiações, como troféus e medalhas.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos