Fórum Estadual de Gestores Urbanos é realizado na Câmara de Vereadores

28/03/2014 - A Câmara dos Vereadores de Esteio foi sede hoje(28), do Pró-Fórum Estadual de Gestores Urbanos, com representantes de diferentes municípios que reuniram-se para tratar de assuntos referentes a habitação e regularização fundiária.No evento, o presidente Leonardo Dahmer (PT) fez a abertura ressaltando a importância do tema e o diálogo entre os municípios em busca de soluções. Representantes da Caixa Econômica Federal apresentaram slides com as intervenções do banco com relação à concessão de benefícios aos municípios. De acordo com os responsáveis, somente em 2013, a Caixa disponibilizou R$ 391,5 bilhões em benefícios sociais abrangendo diferentes áreas como habitação, agricultura, saúde, entre outros. A instituição, em parceria com as prefeituras, realiza a mediação no programa Minha Casa Minha vida, que beneficia famílias de baixa renda na aquisição de imóveis.A secretária Bernadete Konzen enfatizou a importância da união dos municípios no que tange à reforma urbana. “Não é só conceder uma moradia, mas sim gerar satisfação em termos de qualidade de vida”, salientou. Na roda de debates, questionamentos surgiram, bem como troca de informações sobre irregularidades na ocupação dos imóveis. Houve também uma oficina de regularização fundiária, ministrada pelo representante do Centro de Direitos Econômicos e Sociais, Cristiano Muller. Na oficina, o palestrante falou sobre o conceito de regularização fundiária, os responsáveis pela promoção desta regularização e os demais envolvidos no processo. Participaram do evento as cidades de Canoas, Rio Grande, Sapucaia do Sul e Esteio.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156

Mais fotos