30/07/2014 - Resumo da Sessão de 29 de julho

Resumo da Sessão de 29 de julho

O projeto que trata sobre o Sistema Municipal de Cultura de Esteio, de iniciativa do Executivo foi aprovado na última terça-feira, 29, pela Câmara de Vereadores. A proposta tem a finalidade de incentivar, regular e promover políticas culturais no município. Também teve aprovação unânime do Plenário, o projeto de lei que torna obrigatória a instalação de guarda-volumes na entrada das agências bancárias de Esteio, que tem iniciativa da vereadora Beatriz Lopes (PT).Conforme o documento, os armários deverão ser acomodados antes da porta giratória e contar com capacidade de, pelo menos, 40 compartimentos.

E a secundação de apoio emitida pelo Legislativo de Taquara, que solicita aos vereadores da Câmara de Esteio que assinem o documento em repúdio à construção de barragens de grande porte na Bacia do Rio dos Sinos foi aprovado. De acordo com o abaixo-assinado, a construção das barragens pode ocasionar impactos ambientais negativos à região.

Confira os requerimentos:

O vereador Harri Zanoni (PSB) solicita a eliminação de buracos e repavimentação asfáltica na Avenida Porto Alegre, Ruas Viterbo José Machado, Floriano Maya D’Ávila, Ipiranga e Coelho Neto no Bairro Jardim Planalto.

O vereador Marcelo Kohlrausch (PDT) solicita que seja enviado requerimento ao Executivo Municipal pedindo que estude a possibilidade de reenviar na forma de Projeto de Lei o presente anteprojeto que institui o Vale-livro na rede municipal de ensino. O projeto pretende permitir que os jovens da rede municipal de ensino possam efetivamente vivenciar a Feira do Livro organizada pelo Executivo Municipal. Pede que seja enviado requerimento a AES Sul solicitando que instale rede de iluminação pública junto a Rua Osvaldo Jesus Vieira, próximo ao Condomínio Boqueirão. Requer que seja enviado ao executivo municipal o seguinte requerimento: No ano passado questionei os valores despendidos pela administração municipal com a aquisição das galerias depositadas junto ao Arroio Sapucaia na Vila Navegantes. Na época, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação – SEMDUH nos informou que o município não investiu qualquer valor nas referidas galerias, que as mesmas foram colocadas pela empresa executora da obra de renaturalização do Arroio Sapucaia, sendo que o Município só pega pelos serviços executados e não pelos materiais depositados no canteiro. Informaram, ainda, que os equipamentos já haviam sido retirados do local. No entanto, recebeu uma denúncia de que os artefatos não foram integralmente removidos. Algumas galerias continuam abandonadas no leito do arroio tomadas de lama e entulhos prejudicando o fluxo natural. Embora diretamente o Município não tenha pago pelas galerias, o bom senso recomenda que não sejamos coniventes com desperdícios, sobretudo quando eles possam desembocar em novas inundações. Por isso, solicitou que o Executivo Municipal nos informe se há previsão de retirada destas galerias ou o possível reaproveitamento das mesmas. Solicita também a remoção do eucalipto que está precariamente fixado na margem do Arroio Sapucaia junto a Rua José do Patrocínio, 146, no bairro São José. Pede também que seja encaminhado ao executivo municipal o seguinte requerimento: 1) Procede a informação que a equipe da Estratégia de Saúde da Família da UBS Parque Claret deixará de contar com três médicos do PROVAB a partir de setembro deste ano? 2) Caso essa informação seja confirmada, os médicos serão utilizados para reabertura do UBS da Cruzeiro e Tamandaré. 3) Por que a UBS Claret funciona até as 20h se o atendimento médico funciona até as 17horas.

O Vereador Leonardo Pascoal (PP) solicita por parte da Corsan a sinalização de demarcação do passeio público, para trânsito de pedestres e/ou notificação da empresa responsável pela obra localizada na rua Bento Gonçalves em frente ao número 456.

A vereadora Bia Lopes (PT) requer a pintura da faixa de segurança em frente à escola de educação infantil Risco e Rabisco, localizada na rua Taquara, 940, Vila Olímpica. Requer também que o executivo municipal realize uma dedetização no bairro Vila Olímpica, nas proximidades da Comunidade Católica Mãe de Deus, por grande infestação de ratos nesta região. Pede o conserto de uma broca na calçada da rua Novo Hamburgo, em frente ao número 889.

A vereadora Michele Pereira (PT) solicita a recolocação de uma lixeira na avenida Presidente Vargas, em frente ao Banrisul pois a que estava no local, foi furtada. Requer a troca de lâmpada no poste localizado na rua Itapuã, em frente ao número 45, bairro São Sebastião. O vereador Rafael Figliero (PTB) solicita a limpeza da rede de esgoto da rua Loureiro da Silva, 731. Moradores relatam que o esgoto das residências está voltando pela tubulação.
Por Terezinha Bobsin reg prof MTb/RS 7156