31/03/2015 - Rafael Figliero: Obra da Corsan impede idosa de sair de casa em Esteio há três semana

s

Rafael Figliero: Obra da Corsan impede idosa de sair de casa em Esteio há três semanas

Uma cratera em frente a casa de dona Ana Fialho, 73 anos, no final da rua Érico Veríssimo, no Centro de Esteio, está causando transtorno àquela moradora. Cadeirante com duas pernas amputadas e cega em função da diabetes, dona Ana não consegue sair de casa para ir ao médico e já perdeu três consultas, porque a cadeira de rodas não passa devido ao estreitamento da passagem entre a cerca da casa e o buraco, que seria o resultado de uma obra, que se iniciou há mais de três semanas, realizada pela empresa Porto Obras, terceirizada da Corsan, para a restauração do esgoto pluvial. Esta manhã, 31, os moradores resolveram bloquear a entrada da rua,  impediram a retroescavadeira de sair e pediram orientação do vereador Rafael Figliero(PTB). Segundo a moradora Roxenia da Silva Fialho, neta de dona Ana, a liberação da rua estava prometida para dois dias, mas já se passou quase um mês. "Minha avó está ilhada, em cárcere privado e minha família precisou mudar de casa  - no mesmo terreno - porque ela está desabando", afirma a moradora que está residindo na casa da avó.

Segundo o engenheiro fiscal da empresa, Fernando de Barros,  a profundidade e a instabilidade da área, que fica junto a Estação de Tratamento da Corsan, estão prejudicando os trabalhos.  "A obra é necessária para minimizar o problema das enchentes. Por falha técnica, não conseguimos mensurar a dificuldade para trabalhar neste local", destaca. Ele alerta, ainda, que são vários pontos da rede cloacal que precisam de revisão . "Vamos resolver o mais breve possível o problema. Pensamos, inclusive, abrir caminho para a avenida Presidente Vargas, próximo ao novo empreendimento Alicante", disse.  Na cratera aberta, a água está acumulando e o perigo cresce em função dos mosquitos, região muito afetada. Os moradores vão aguardar uma solução urgente por parte da Corsan.Estiveram no local a Brigada Militar, a Patrulha Ambiental de Esteio (Pipa) e o secretártio de Obras, José Luiz da Silva, que garantiu cobrança efetiva da estatal.

Por Terezinha Bobsin Reg prof MTb 7156

Mais fotos