04/11/2016 - Câmara de Esteio adere ao Novembro Azul

Durante este mês,  a Câmara de Vereadores terá na fachada a iluminação azul, visando a conscientização dos esteienses quanto a  prevenção ao câncer de próstata. A ação pretende  alertar  sobre os  cuidados com a saúde masculina. Segundo a presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB), proponente da atividade, os homens precisam voltar-se aos  hábitos equilibrados de alimentação e a prática de atividades físicas, buscando uma vida mais saudável.  A ação, que acontece por todo o Brasil, remete à importância da realização de exames preventivos. Em Esteio, a partir de 2014 a campanha passou a ser permanente, no âmbito da Câmara de Vereadores.

Sobre o Novembro Azul

O movimento do Novembro Azul foi iniciado na Austrália em 2003, aproveitando a celebração do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, comemorado em 17 de novembro. No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e, quando necessário, fazer o exame de toque, e obteve ampla divulgação. Em 2014, o Instituto realizou 2.200 ações em todo o Brasil, com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156

Foto: Danielle Della Passi - estágio em Jornalismo