Câmara de Esteio aprova moção de repúdio para recriação da CPMF

A Câmara de Vereadores de Esteio vai encaminhar ainda nesta semana ao Congresso Nacional, moção de repúdio à Proposta de Emenda à Constituição nº 140/2015, enviada em setembro de 2015, que recria a Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira (CPMF), um imposto cobrado por todas as movimentações financeiras feitas por pessoas jurídicas e físicas. Esta cobrança incidia sobre as movimentações bancárias dos contribuintes e vigorou entre 1996 e 2007 e deveria ter sido utilizado para a área de saúde.

Conforme o presidente da Câmara, Marcelo Kohlrausch(PSB), além dos  integrantes da Mesa Diretora, Harri Zanoni(PSB) e Rafael Figliero (PTB), o ressurgimento desta cobrança está sendo rechaçada pela mobilização das entidades representativas do empresariado, inconformados diante de qualquer aumento de tributos. "Todas as entidades ligadas ao comércio esperam que o Senado seja contra a proposta", relata. Na manifestação, aprovada por unanimidade pelo Plenário na noite de ontem(31), os vereadores posicionam-se, cobrando concentração na redução de gastos com a máquina pública; redução drástica de cargos em comissão no governo federal; redução dos ministérios e a adoção de uma gestão de resultados com a simplificação do modelo tributário e a desburocratização do estado.

Antes da votação do documento,  o presidente do Sindilojas, Itamar Tadeu, falou da importância da união das câmaras de vereadores contra mais este imposto abusivo. "Ele foi criado para salvar a saúde, que nunca chegou onde deveria. É mais um tributo que que a sociedade vai ter que arcar, caso retorne. Por esta razão estamos apelando às câmaras", disse.

Por Terezinha Bobsin reg Prof MTb/RS 7156

registrado em: ,