Câmara de Esteio homenageia 70 anos da empresa Bettanin Industrial

17/05/2017 - A Câmara de Vereadores homenageou na noite de  ontem, 16, na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, os 70 anos da empresa Bettanin Industrial S. A.  A cerimônia, que contou com a presença do prefeito, Leonardo Pascoal (PP); da direção da empresa; do deputado estadual, Juvir Costella, além dos vereadores Harri Zanoni (PSB); Fernanda Fernandes (PP);  Euclides Castro (PP);  Leo Dahmer (PT);  Luiz Duarte (PT) e  Márcio Alemão (PT), foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Felipe Costella (PMDB). A proposição, aprovada por unanimidade, foi de iniciativa do vereador Sandro Severo (PSB).

Em seu discurso, o presidente da Câmara enalteceu a empresa, lembrando da importância econômica  do Grupo InBetta para o município. Também o vice-presidente da Câmara, saudou a direção e destacou a história da Bettanin, desde sua fundação. "Parabenizo,  como proponente da cerimônia,  a indústria por sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social e progresso da nossa cidade", falou.

Segundo o diretor da empresa, Eduardo Bettanin, o grupo acredita no desenvolvimento do País e na recuperação da economia. "Nossa intenção é permanecer por muitos e muitos anos na cidade, fazendo sempre o melhor, o que nos deixa orgulhosos", afirmou.

O fundador da empresa, Dante Bettanin, agradeceu a iniciativa e disse sentir-se agradecido pelo acolhimento da cidade. Dante também aproveitou para contar a história da fundação da empresa, em 1953, e sua trajetória até chegar à cidade, na década de 70.

Para o prefeito, Leonardo Pascoal, a empresa faz parte da história do município, gerando empregos e auxiliando no desenvolvimento da cidade. Já o deputado estadual, Juvir Costella, agradeceu ao empresário, afirmando que a Bettanin teria sido sua primeira oportunidade de trabalho. Costella reforçou a relevância da corporação para o município.

Durante a cerimônia, a Câmara de Vereadores entregou uma honraria alusiva aos 70 anos da empresa à direção.

História:

Em 1947, os irmãos Nilo e Cezar Antonio Bettanin criam uma pequena empresa de varejo, comercializando produtos de utilidades domésticas. Anos mais tarde, já com uma linha de produtos industrializados e com o pai, Hilário Bettanin, de sócio capitalista, iniciam em Porto Alegre a Bettanin & cia Ltda.
    Já na década de 60 novas empresas começam a ser criadas, como a Pincéis Atlas S/A, dedicada à fabricação de pincéis e acessórios para pintura, e a Sanremo S/A, focada em utilidades domésticas. Em 1970, áreas são adquiridas em Esteio/RS, onde a empresa passou a se fixar. Em 1973, é inaugurada a Primafer S/A, que atualmente produz acessórios para banheiro e cabides.
    Para a empresa a  década de 2000, foi uma década de muito empreendedorismo, inclusive com a implementação de um processo de governança corporativa. Em 2001, surge a Ordene S/A, que oferece utilidades para a organização de ambientes. E a Sandene, em 2007, localizada em Pernambuco e primeira fábrica fora do RS, responsável pela fabricação de produtos da linha Sanremo. Já em 2009, é fundada a Superpro S/A, focada no desenvolvimento de produtos para limpeza profissional.
    O grupo Bettanin, que mudou de nome em 2014 para InBetta,  tem mais de 2,6 mil profissionais e é líder em vários itens de consumo para uso doméstico. A produção mensal é de 50 milhões de unidades, vendidos para mais de 50 países, principalmente da América Latina.

IMG_1671.JPGIMG_1694.JPGIMG_1719.JPGIMG_1692.JPG

Por Terezinha Bobsin - reg prof MTb/RS 7156