Câmara de Esteio pede providências para cães comunitários na Travessa Guaíba

Transtornos com animais de rua têm sido relatados por moradores da região. A situação tem prejudicado, inclusive, a entrega de correspondências

A prefeitura de Esteio deverá receber, nos próximos dias, a sugestão de realocar os cães comunitários da Travessa Guaíba, na esquina com a rua Padre Felipe, no bairro Parque Amador, ou encaminhá-los para o processo de adoção. A reivindicação é dos vereadores Mário Couto (PDT) e Luiz Duarte (PT), e foi aprovada na sessão da última terça-feira (15). Segundo eles, moradores da região entregaram, em seus gabinetes, um abaixo-assinado solicitando a remoção dos animais, que formam uma matilha de oito cães, de acordo com o texto. O material também foi encaminhado ao Ministério Público do Estado.

Entre as justificativas apontadas pelos moradores no pedido, estão a agressividade dos cães, com casos de mordeduras, perturbação de silêncio, sujeira, impossibilidade de usar a rua para fins desportivos e, principalmente, a paralisação dos serviços de correios (Cartas, Sedex) na área. Um documento anexado junto à matéria relata que funcionários dos correios alegam não entregar as correspondências e encomendas nas residências do local.

O assunto já foi levantado pelo vereador Duarte, em março deste ano, na Comissão de Saúde, Meio Ambiente e Assistência Social, com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e ONGs de proteção animal da cidade. O tema tem sido reiterado por moradores da localidade na Câmara desde então.

Por Guilherme Pech - estágio em Jornalismo

Edição: Terezinha Bobsin - reg prof MTB/RS 7156