Câmara de Esteio recebe Selo Ecológico

O presidente da Câmara, vereador Sandro Severo (PSB), recebeu na noite de ontem(2), na Sala de Sessões Luiz Alécio Frainer, em nome do Legislativo, o Selo Ecológico, destinado à  empresas e instituições que participam da Coleta Seletiva no Município. O evento, de iniciativa da Prefeitura, abriu a 22ª Semana do Meio Ambiente, que ocorre de 2 a 7 de julho, e tem como tema “Preservar o Futuro, Cuidando do Presente”. A programação inclui, entre outras atividades, blitz educativas, plantio de mudas, oficinas e a realização de mais um Dia do Descarte Consciente.

Durante a solenidade, que contou com a presença dos vereadores Fernanda Fernandes(PP), Felipe Costella(MDB), Mário couto(PDT) e Rute Pereira(MDB),  o presidente lembrou  da criação da primeira semana do Meio ambiente, em 1997, e falou sobre as leis orçamentárias que debateram a questão da coleta seletiva. Também destacou da importância de trabalhar a conscientização da coleta de resíduos sólidos e ampliar a coleta seletiva na cidade. “Que esta semana, a 22ª,  não sirva somente para trabalhar a conscientização em relação ao meio ambiente, mas que possamos estender as políticas públicas voltadas à preservação", disse. Para o presidente desafio, ainda, é muito grande. "Recentemente assinamos o acordo com a Corsan para ampliar e garantir o tratamento do esgoto cloacal, largando no Rio dos Sinos, a água tratada, que possa ser utilizada em seguida", finalizou.

Já prefeito Leonardo Pascoal ressaltou a importância do trabalho dos servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) e das ações de conscientização que foram intensificadas nos últimos 18 meses. “A Semana do Meio Ambiente sempre é marcada por reflexões e atividades que dialogam com a questão da preservação ambiental, mas, mais importante que isso, são as ações práticas que fazem a diferença no trabalho que devemos fazer para preservar os recursos do presente com vistas que tenhamos um futuro muito melhor para todos”, afirmou.

Também a secretária de Meio Ambiente, Sabrina Reis, falou sobre a 22ª Semana do Meio Ambiente. “É um imenso prazer dar início, oficialmente, a 22ª Semana do Meio Ambiente, que começou esta tarde com uma formação dos agentes mirins e termina sábado com mais uma edição do Dia do Descarte Consciente. A problemática dos resíduos sólidos é um assunto importante em todo mundo, mas devemos começar a agir em casa”, salientou.

Terça-feira (3)
14h - Blitz monitores ecológicos – Esteio Mais Verde
Local: Av. Presidente Vargas com Rua Pe. Felipe (esquina do Banco do Brasil)

Quarta-feira (4)